Os marmiteiros de harvard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MBA Gestão Empresarial

Professor: Tibério Praxar
Disciplina: Evolução das Organizações
Turma: XVI
Aluno: Fabio Feitosa da Silva

Case: Utilizando os assuntos trabalhados em sala de aula e oseu conhecimento gerencial, desenvolver uma analise crítica detalhada da viabilidade de implantação desse sistema na Grande Recife, no estado de Pernambuco.

Ao analisar a eficiência dos “Dabbawalas”(Carregadores de Marmitas), podemos observar que o sucesso em suas operações passa por pontos que vão da Cultura dos Cooperados, que acreditam no lema de que "Levar comida a alguém é o mesmo queservir a Deus", ate a Infraestrutura da cidade de Bombaim, que apesar da precariedade do transito e dos equipamentos empregados no transporte publico, possui uma distribuição geográfica da cidade bemdefinida, ficando de um lado a área residencial e do outro os escritórios e principalmente uma malha ferroviária cobrindo 100% da grande metrópole.

Com isso, ao comparar com nossa região, chegamos àconclusão que para implantar algo parecido na Grande Recife, teríamos grandes dificuldades que poderiam ocasionar o fracasso do empreendimento. Principalmente ao se comparar os seguintes pontos:

1.Cultura / Educação:

a. Um dos pontos principais do sucesso é realizar os serviços não apenas pela remuneração, mas principalmente por ser motivado e saber que o trabalho executado e muitoimportante a ponto de acreditar que está servindo a Deus;
b. Ter humildade e sabedoria para trabalhar em grupos iguais, onde mesmo tendo funções diferentes, cada um é responsável por suas ações e tem acapacidade de tomar as decisões necessárias sem ter que se dirigir a um chefe imediato, e não acreditar que por isso é melhor que o seu parceiro e achar que deve ser reconhecido mais que os outros;
c.Tendência à formação de grupos, que ao invés de focar no trabalho e na melhor forma de executa-lo, passam a unir-se para reclamar e provocar situações de discórdia entre os mesmos.
d. A falta da...
tracking img