Os mapas na geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de Leitura





Graduandos do I Semestre de Geografia – UESB.






2. Cabeçalho:

Os mapas na geografia, um texto de: Fonseca, J.C.

2.1 Obra

As obras das apostilas I e II se referem aos mapas na geografia e citam sobre suas noções gerais, bem como seu uso e funcionalidade.
A primeira apostila procura, de forma didática, analisar os aspectos do mapa, mostrando quealém deste, ainda existem outros dois tipos: o cartograma e a carta, e então é feita a descrição de ambas para um melhor entendimento.
A segunda apostila trata basicamente das funções dos mapas principalmente na atualidade. Fica explícito na leitura que os mapas são de extrema importância nas mais diversas atividades. Ao longo do texto é possível ver que além de sua diversidade de uso, existe aindaum emissor e um receptor, que dentro do cartograma se expande como forma de comunicação e se torna uma mensagem entre quem fornece a representação e quem a interpreta.



3. Assunto

3.1. Tema central

O tema central do texto aborda a necessidade dos mapas na geografia, de como cartógrafos, geógrafos e leigos dependem dele para simples consultas ou para realizar grandes atividades. Dessemodo, se torna extremamente importante que qualquer pessoa desenvolva um conhecimento mais aprofundado sobre cartografia, ou por curiosidade ou como apreciadores da arte que é um mapa.

3.2 Objetivos

A representação da superfície terrestre e a atuação dos mapas como meio direto de comunicação são os objetivos fundamentais para quem cria, interpreta ou manuseia os mapas. Se você deseja saber alocalização de um estado que não seja o seu, vai precisar de um mapa político, ou seja, é necessário saber o que se quer para que se pesquise em um mapa específico. Sendo assim, os objetivos são diferentes quando se trata do que se procura em um mapa.


3.3 Como o assunto está estruturado

Dividido em duas apostilas, a primeira se preocupou em explicar o que é um mapa, definiu outros doistipos e apontou citações de diferentes cartógrafos, auxiliando assim num melhor entendimento. Segue-se para a segunda apostila que se tornou mais compreensível após a leitura da primeira. Neste, o autor procura trazer para uma realidade próxima o uso dos mapas, além de mostrar como funciona a relação de emissores e receptores, que transformam os mapas em uma fácil comunicação entre eles.


3.4 Queidéia o autor defende

O autor defende a idéia de que o geógrafo não deverá se contentar apenas em formular uma simples questão como: onde? É preciso ir mais além e se preocupar em responder a outras, como: Por quê? O que? Como? Dessa forma ele saberá explicar geograficamente as perguntas mais aprofundadas sobre a superfície. Ele ainda destaca que “não importa a abordagem que se adote emqualquer que for a área de estudo, são sempre os mapas que vão representar as relações espaciais na Terra”.



4. Resumo ou esquematização

4.1. Síntese das idéias

A seqüência de idéias sintetizadas nos textos permite conhecer:
(Texto I)
• As necessidades dos geógrafos, que procuram definir a localização, a estrutura e o processo espacial dos acontecimentos;
• Mostrar que o dever dageografia é descrever, analisar e predizer os acontecimentos terrestres;
• Saber que de todas as representações cartográficas, o mapa, desde a antiguidade, foi, é e continuará sendo o principal instrumento de trabalho para o geógrafo;
• A diferença entre cartas, mapas e cartogramas;
• Que o mapa pode ser encarado como a mensagem que faz parte de um contexto, que exige um código de transmissão e umdestinatário que a receba.
(Texto II)
• A atividade de mapeamento nasceu como manifestação de uma utilidade imediata e sob a pressão de necessidades fundamentais como a de saber onde estamos e que relações espaciais podemos estabelecer;
• Que a experiência de vida moderna vem exigindo cada vez mais a manipulação de mapas com as mais variadas informações;
• A presença de um emissor e de um...
tracking img