Os Malef Cios Da Chupeta

4020 palavras 17 páginas
Os malefícios da chupeta

Entenda como o acessório prejudica a dentição

Sinônimo de "criança" e um costume quase unânime para os pequenos. Mas mesmo que ela pareça ser indispensável durante a infância, o tradicional acessório pode trazer uma série de malefícios não só para a formação dos dentes como também para o desenvolvimento da fala. Entenda quais são esses problemas e como um simples hábito pode causá-los.

Ponto de equilíbrio
A boca humana foi "projetada" pela evolução para ser um perfeito equilíbrio entre língua, dentes e músculos orofaciais. Os problemas causados pela chupeta acontecem exatamente por causa da quebra desse equilíbrio, quando a estrutura do objeto, assim como os hábitos criados por ele, interferem nas forças opostas e complementares desse sistema.

Dr. Flávio Cotrim-Ferreira, Editor Científico da revista OrtodontiaSPO, explica: "Pode ocorrer uma deformação das estruturas bucais, devido à quebra do equilíbrio muscular entre lábios, bochecha e língua, ocasionada pela presença da obstrução mecânica da chupeta entre os dentes". Ele ainda conta que essa obstrução também não permite um selamento labial adequado, impedindo o contato da língua com o palato e alterando tanto a respiração quanto o funcionamento da musculatura perioral.

Causas
Esse desequilíbrio de forças, assim como a maloclusão recorrente dessa disparidade, está ligado a alguns fatores chave. A odontopediatra Luíza Lindenberg conta que a gravidade desses danos vai depender da intensidade, da frequência e da duração do hábito de sucção, um conjunto de relações denominado Tríade de Graber. "A intensidade é a quantidade de força aplicada durante a sucção, a frequência é o número de ocorrências do hábito durante o dia e a duração é a quantidade de tempo dedicada ao hábito", ensina ela.

Efeitos
Para Luciana Jabur, fonoaudióloga responsável pela clínica de Ortodontia Instituto Vellini, especialista em Motricidade Orofacial, os efeitos da chupeta, em sua maioria, "[...] são

Relacionados