Os mais - perguntas e respostas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS MAIAS
1. Justifique o título e o subtítulo da obra.
2. Analise a função de ironia no romance.
3. Apresente os motivos que justificam a proliferação de personagens-tipo na obra.
4.Justifique o fracasso de Carlos apesar da sua educação.
5. Refira as características da prosa queirosiana.
6. Explicite a estrutura trágica da intriga de Carlos e Maria Eduarda.

1 – Otítulo do romance, Os Maias, é uma alusão à família que ocupa o lugar central na narrativa, este título deve-se também ao acontecimento da intriga principal, a relação impura de Carlos e Maria Eduarda, seruma consequência dos reveses dos membros da família Maia.
O subtítulo, Episódios da Vida Romântica, corresponde à denominada crónica de costumes, estes episódios, descritos ao longo da obra, têm comoobjetivo central fazer um retrato da sociedade portuguesa na segunda metade do século XIX, de modo a denunciar e criticar os seus comportamentos e vícios, retrato este que, curiosamente, continuabastante atual face ao que estamos perante no nosso século XXI.

2- Eça de Queirós tenta mostrar e criticar, com a ironia ao longo da obra e através da sua veia satírica, determinados aspetos onde,como a história tem vindo a demonstrar, os portugueses evidenciam uma mentalidade desprezível, os seus costumes e vícios, bem como uma espécie de “parasitismo” na sociedade portuguesa.
3- Eça de Queirósutiliza quase que um desfile de personagens, as personagens-tipo, como o caso de Dâmaso Salcede, Tomás de Alencar, Conde e Condessa de Gouvarinho, Neves, Palma Cavalão, Jacob e Raquel Cohen, etc.,pois estas representam grupos, classes sociais ou mentalidades de forma a mostrar aos leitores o estado de imensa corrupção, decadência e parasitismo da sociedade portuguesa, assim como, os seuscostumes e vícios.

4- Carlos da Maia teve uma educação de acordo com o método inglês, cujos objetivos eram que, a na altura criança, obtivesse conhecimentos sobre coisas práticas, de modo a levá-lo a...
tracking img