Os maias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Passaram-se muitos anos desde que Eça de Queirós escreveu Os Maias, porém, ao contrário do que seria de esperar, a visão crítica da sociedade feita por Eça na sua obra mantém-se bem actual nos diasde hoje.
Eça apresenta-nos uma sociedade ignorante, ociosa e sem valores morais e, infelizmente, pouco ou nada mudou nos nossos tempos. Se olharmos à nosso volta, verificamos que existem muitospessoas que poderiam bem ser um Dâmaso, um Cohen, uma Condessa de Gouvarinho, um Sousa Neto e até um Carlos ou um Ega.
Tal como Dâmaso há muita gente que vive de um luxo e de uma cultura aparente. Quemé que nunca conheceu alguém que se comporta como uma verdadeira pessoa culta e chique, como dizia Dâmaso, mas que na realidade é uma pessoa que vive à custa das modas que os outros ditam e que não temo mínimo de educação e moral? Pois é, na nossa sociedade existem muitos Dâmasos que tudo fazem para alcançarem os seus objectivos, mesmo que isso ponha em causa certos valores. Além disso, na nossasociedade são muitas as pessoas que valorizam o que é estrangeiro e menosprezam no que é nacional, fazendo muitas vezes imitações ridículas que apenas denigrem a sua imagem. Porquê valorizar oestrangeiro e não o nosso próprio país? Deveríamos todos elogiar o nosso país e salientar as suas virtudes, mas preferimos fazer o contrário e imitar o que não é realmente nosso.
Todos sabemos que a políticae economia são assuntos bastante controversos na nossa sociedade, aliás, arrisco-me mesmo a dizer que são os assuntos que, hoje em dia, infernizam a vida de qualquer cidadão português. E de quem é aculpa? É, talvez, de todos nós, mas principalmente dos dirigentes políticos do nosso país. Assim como Cohen não se importava com as finanças do país, também os nossos dirigentes políticos sãoincompetentes e não se interessam pelo bem-estar do povo. Preocupam-se em ter um bom carro, uma boa casa e uma conta bancária recheada, sacrificando assim milhares de famílias que muitas vezes vivem na rua....
tracking img