Os maias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

HISTÓRIA DA AMÉRICA

Tema: Os Maias
Nomes:
Carlos Felipe
Maurício Simprônio

Os Maias
Os maias foram um povo que viveram na Meso-América cerca de 600 A.C. Eles se encontravam mais fixados nas áreas das florestas de Guatemala e zonas adjacentes do México como Honduras e El-Salvador.
Eles atingiram o seu clímax, o seu apogeu entre os anos 250 D.C a 900 D.C que échamado de período clássico. Eles chegaram a isso quando a arquitetura, escultura, cerâmica e outras artes chegaram ao seu auge. O seu calendário e escrita hierográfica que os registrava, se encontrava em pleno desenvolvimento.
Os maias não eram um povo isolado um dos outros. Eles mantinham como se fosse um sistema de comércio onde trocavam mercadorias entre si.
Em sua agricultura, a principalprodução, era a do milho, tendo como sendo o produto mais importante, sendo que era o principal em todas as civilizações americanas. Com isso, o povo maia acreditava que o milho era a maior dádiva dos deuses criadores.
No seu período clássico, os maias tiveram um sistema bom de construção e reconstrução de grandes edifícios, ao que os maias foram comparados com cidades, por mais próximos do seustemplos, contextualizando nos dias atuais, mais próximos de suas catedrais.
A arquitetura maia, pode até ser comparada em alguns sentidos com a arquitetura do Egito. Os maias possuíam pirâmides, e no seu topo, havia um local próprio de sacrifício e rituais religiosos.
A religião, ao que tudo o que faziam era dedicado a ela, era um grande e principal motivo de tudo o que tinham, pelo ponto de vistamaia. Eles faziam cultos da Natureza, onde era destinado a promover a fertilidade das colheitas, e para o deus da chuva, do vento, do milho, e logo mais tarde também o deus do fogo, chamado Itzamná, que era como se fosse o deus velho, o cabeça de todos os deuses. No tempo clássico, havia mais treze deuses do mundo superior, nove deuses do inferior e quatro personagens conhecidos como Bacabs queeram destinados a um ser o deus que aguentava o céu, um deus da morte, deuses do sol, da lua e de Venus e muitos outros.
Em seus cultos, ou cerimônias, incluíam a oração, a queima de incenso, a dança e as oferendas sacrificais, precedidas de jejuns e continência como preparação, e terminando com um festim. Também tinham os homens que ofereciam o seu próprio sangue, tirado da língua, orelha, eoutras partes do corpo. No entanto o sacrifício humano era raro. Os maias possuíam também um jogo, que era mais como ritual para a fertilidade do solo. Era um jogo jogado com uma bola de borracha maciça, que tinha que ser jogada entre argolas, ao qual tinha como regra, não usar os pés, mas sim os cotovelos, ancas e coxas. Esse jogo tinha uma grande importância como ritual.
Na religião maia existiao maniqueísmo, era uma oposição entre o bem e o mal. Todo e qualquer tipo de sacrifício antes de ser executado tinha que passar pelos sacerdotes, passando por 3 fases. Ficar sem comer, sem sexo e se confessar. Normalmente era usados os animais domesticados para estes sacrifícios, como: Pavão, Peru. Sempre com seres puros, não humanos. Quando era muito “bom”, pegavam criancinhas do seu mesmopovo, nunca pegava o inimigo. Os sacrifícios eram feitos para comemorar algo que foi conquistado, o sacrifício era um modo de agradecimento. Mas tem o outro lado da história, em geral, o escravo ou um inimigo de guerra ou uma virgem eram utilizados para os sacrifícios humanos, os sacrificados poderiam ter seu coração extraído ou ser executado a flechadas ou afogado em um rio. Durante alguns rituais,a cabeça de um sacrificado era usada para prática de um jogo que representava o movimento e a importância dos astros na manutenção do equilíbrio universal.
Os rituais religiosos dos maias era de extrema importância para eles, na tendo essas manifestações o universo e os deuses podia vir a desaparecer. Preservavam muito a existência do mundo espiritual. Os aspectos dos rituais maias envolvia o...
tracking img