Os maias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo XVI
- Sarau do Teatro da Trindade
Maias
de
Eça de Queirós .

Personagens:
-João da Ega- Guimarães (tio de Dâmaso)- Carlos- Rufino-Teles da gama-Sr. SousaNeto-Gonçalo-Cruges-Alencar -Dr. José Sequeira -Streinbroken-Maria Eduarda -D.Maria da Cunha

Resumo do capítulo:
-Antes do sarau da Trindade, Ega ouve com Carlos e Maria, uma parte de "Ofélia" ao piano, na casa de Maria.Carlos e Maria "enrolam" Ega para fazerem o seu próprio sarau, ali mesmo. Mas lembram-se do Cruges, e Carlos e Ega acabam por ir ao sarau da Trindade. Ouvem o discurso de Rufino. Entretanto, dá-se umconversa entre o Guimarães e Ega, a propósito da carta do sobrinho ( página 500 ) .
- Ega volta ao sarau, ouve Cruges e sai quando o Prata sobe ao estrado. Carlos vê o Eusébiozinho saindo. Vai atrásdele e dá-lhe uns "abanões" e um pontapé. Voltam ao sarau, onde Alencar já ia declamar. Alencar arrebata a sala com o seu poema, "Democracia". Ega fica desacompanhado; Carlos, disseram-lhe, já haviasaído. O Gouvarinho sai furibundo por causa do poema do Alencar. À saída, de caminho para o Chiado, Ega é parado por Guimarães, que lhe diz ter um cofre da mãe de Carlos para entregar à família. No meioda conversa, descobre inconscientemente uma verdade terrível a Ega: Carlos tem uma irmã; é a Maria Eduarda! (p.615). Guimarães conta a Ega tudo o que sabe sobre M.ª Monforte (p.617), inclusive amentira que ela dissera a Maria Eduarda sobre a sua origem de pai austríaco. Enquanto Guimarães vai buscar o cofre nessa mesma noite, Ega fica a atormentar-se com os seus pensamentos. Chega ao Ramalhete edeita-se, sempre pensando no incesto como ideia fixa.

O Sarau no Teatro da Trindade- resumo
Um sarau é uma reunião festiva com oratória, música e poesia. Nos Maias, o sarau realizou-se no Teatroda Trindade e teve actuações a todos estes níveis:
-Rufino fez um discurso sentimentalista,
-Cruges tocou a sonata Patétique de Beethoven.
-Alencar declamou um poema seu.

A critica social:
O...
tracking img