Os maias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOLOGIA 10º
As rochas, arquivos que relatam a história da Terra
Ciclo das rochas
 Rochas sedimentares: formadas à superfície ou perto dela, a partir de deposições de sedimentos que,posteriormente, experimentam uma evolução, sendo compactados e ligados entre si.
 Rochas magmáticas: resultantes da solidificação de magma.
 Rochas metamórficas: originadas a partir de rochas preexistentesque experimentam transformações mineralógicas e estruturais, mantendo-se no estado sólido. Essas transformações são devidas a condições de pressão e de temperatura elevadas ou à acção de fluidos decirculação.
Fig. 1

Rochas sedimentares
Ocorrem fundamentalmente duas fases na génese de rochas sedimentares: sedimentogénese e diagénese.
 Sedimentogénese: conjunto de processos físicos e químicosque compreendem a elaboração dos materiais que vão constituir as rochas sedimentares, o transporte e a deposição desses materiais.
o Erosão: remoção dos materiais previamente alterados das rochas,por agentes erosivos. Os materiais (clastos ou detritos) são transportados.
o Sedimentação: deposição desses materiais, que passam a denominar-se por sedimentos. Primeiro depositam-se os detritos maisdensos e pesados e depois os menos densos e menos pesados. Se não houver perturbações, a sedimentação realiza-se de forma regular, sendo que os sedimentos formam camadas horizontais, não deformadas –estratos.
 Diagénese: conjunto de processos físicos e químicos que intervêm após a sedimentação e pelos quais os sedimentos evoluem para rochas sedimentares coerentes. No decurso da diagénese ossedimentos são compactados, desidratados e cimentados, ficando ligados entre si.
Rochas magmáticas e rochas metamórficas
 Rochas magmáticas: os magmas formam-se no interior da Terra e são misturascomplexas de minerais fundidos, cristais em suspensão, e gases. O magma é menos denso que o ar e que as rochas envolventes, por isso pode, quando sujeito a pressões, movimentar-se, aproximando-se da...
tracking img