Os maias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
No âmbito da disciplina de Filosofia foi proposta a realização de um trabalho sobre uma cultura à nossa escolha. Foi então que decidi realizar este trabalho sobre a cultura Maia, pois esta é uma cultura muito interessante e que me despertava alguma curiosidade.
Uma cultura é o conjunto de conhecimentos, crenças religiosas, arte, moral, direito, custumes, e todas as outras capacidadese hábitos que o homem adquire enquante membro de uma sociedade.
Numa vasta região da América, o povo Maia criou uma das mais brilhantes, poderosas e originais civilizações antigas da Mesoamérica.
Criadora de uma das formas culturais mais avançadas da história americana, a civilização Maia estendeu-se por um período de mais de três mil anos.
Era um povo pacífico, filosófico e sobretudopreocupado com o cálculo do tempo. Considerando a civilização Maia como um grupo cultural muito avançado, pode-se inferir que lograram um grande desenvolvimento em muitas áreas: astronomia, arquitectura, escultura, pintura, matemática, entre muitas outras. Este povo caracterizava-se pela sua grande inteligência e as suas obras de arte.

Imagem 1 - Localização da civilização Maia - Peninsula deIucatão (México)
Religião
A religião era o ‘centro’ das actividades maias, visto que todas elas de desenvolviam à volta dos rituais. Entre os rituais típicos mais havia abstinência, danças, coros, música, jejum, meditações, etc.
O povo maia acreditava na imortalidade da alma e por isso viam a morte com calma e naturalidade.
Para os maias, o Universo era habitado por forças sobrenaturais que semanifestavam na Natureza e no mundo animal e que cediam ao homem o necessário para sobreviver.
A cultura maia era “Politeista” e os principais Deuses eram: Hunak Ku (Deus Creador); Itzammá (filho de Hunab Ku); Chac (Deus da chuva e da Agricultura) e Ah Puch (deus da morte).

Imagem 2 - Representação de um Deus Maia
Cálculo do Tempo
Os calendários desta civilização foram o centro da sua vida e oseu maior feito cultural. Os maias eram grandes observadores do tempo, e possuíam diversos sistemas para o medir. Os calendários maias mais conhecidos são o Tzolkin (baseado no sistema solar) e o Haab (baseado no sistema lunar), que tinham um ciclo de 260 e 365 dias respectivamente.
Os calenários maias estavam baseados em precisas observações astronómicas. Mediram com exactitude o ano solar eassim puderam desenhar o “passar do tempo” no passado e no futuro.

Imagem 3 – calculo do tempo

Imagem 4 – Calendário Maia
Artes
Os Maias foram os artistas mais originais e refinados de toda a América pré-colombiana, estes desenvolveram, diversos estilos de arquitectura, pintura, escultura e outras artes, nas que mostraram um alto nível de qualidade técnica. A labor dos artistas estava comas características sociais, culturais e políticas do seu entorno.

Imagem 5- obra de arte maia
As artes eram com frequência utilizadas para decorar templos e monumentos religiosos para representar membros da classe no poder.
A pintura era utilizada em grandes representações murais e também na decoração da cerâmica.
A arquitectura maia participou nas características generais das culturasamericanas, mas com estilos próprios.
As construções mais fizeram-se basicamente de madeira e pedra.

Imagem 6 - Pirâmide Maia
A escultura maia inclui uma grande variedade de manifestações. As suas principais características são a utilização do relevo, a monumentalidade no tratamento dos temas e o uso da cor no acabado superficial.

Imagem 7 – escultura maia
Organização Social
Osmaias estavam divididos em classes sociais muito marcadas.
O mais alto desta hierarquia era o governante, um representante de Deus na terra que tinha o máximo poder e decidia quando se tinha que criar guerra o pactuar a paz; mandava no comércio e nas alianças das uniões matrimoniais. Era apoiado pelo grupo sacerdotal, a nobreza e os seus guerreiros.
Outro grupo na estrutura social eram os...
tracking img