Os maias "jantar na casa dos gouvarinhos"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Capítulo

Ega regressa a Lisboa, instala-se no Ramalhete e confidencia a Carlos que a Condessa de Gouvarinho, fala constantemente, irresistivelmente e imoderadamente dele e conta-lhe que o casal os convidou para jantar na segunda-feira. Na segunada-feira seguinte Carlos e Ega, dirigem-se a casa dos Gouvarinho, Ega aproveita para lhe perguntar sobre o seu romance com a brasileira, ediz a Carlos que soube do romance através de Dâmaso. Carlos conta-lhe a verdade sobre o romance, embora não se abrindo em relação aos seus sentimentos pela rapariga.

Entretanto, durante o jantar a própria Gouvarinho toca no assunto do romance de Carlos com a brasileira deixando Carlos com a sensação que já todos sabem do romance; a Condessa fica “amuada” com Carlos e dá toda a atenção a Ega; oConde denuncia a sua ignorância e falta de memória; Sousa Neto, acossado por Ega, revela-se ignorante. Já reconciliada com Carlos, a Condessa simula um exame médico rápido ao filho e marca um encontro amoroso com ele.

Na tarde seguinte, em visita a Maria Eduarda, Carlos declara-lhe o seu amor, que é correspondido, e ambos beijam-se pela primeira vez. Mediante o desejo de Maria Eduarda de vivernum lugar mais recatado, longe da coscuvilhice dos vizinhos, e com espaço livre para Rosa brincar, Carlos compra a Quinta dos Olivais a Craft, Afonso aprova o investimento, desconhecendo, contudo, o verdadeiro motivo do mesmo. Carlos conta a Ega o seu romance com Maria Eduarda e a sua intenção de fugir com ela; Ega pensa para ele próprio que esta mulher seria para sempre, o seu irreparável destino.Intriga Principal

É a relação incestuosa entre Carlos da Maia e Maria Eduarda. Que se desenvolve a par com a crónica de costumes, de maneira a “integrar” ambos na sociedade portuguesa.

Relação entre o capítulo e a intriga principal: É a declaração de Carlos a Maria Eduarda, ou seja, a consumação do incesto (inconsciente).

Crónica de Costumes

Principais episódios ao longo dos quaiso narrador faz o retrato da alta sociedade portuguesa do século XIX:

. Jantar do Hotel Central;

. Corridas no hipódromo;

. Jantar dos Gouvarinho;

. Jornais “A Corneta do Diabo” e “A Tarde”;

. Sarau no Teatro da Trindade;

Reflexões críticas e temas abordados:

Literatura, crítica literária, finanças, atraso intelectual do País, educação, decadência do jornalismo português ecorrupção do jornalismo, gosto convencional, provincianismo snob e falta de espírito crítico da sociedade lisboeta.

Jantar em casa dos Gouvarinho

Ambiente marcada pela futilidade e ociosidade da alta burguesia e aristocracia lisboeta; apresenta uma visão crítica relativamente à mediocridade, ignorância e superficialidade da elite social lisboeta, em geral, e à incapacidade da classe políticadirigente, em particular. Onde se sobressai Ega, com a sua veia mordaz e impiedosa.

Durante o jantar os grandes temas de conversa são:

. A educação das mulheres em que Ega diz que ‘’A mulher só devia ter duas prendas: cozinhar bem e amar bem.’’ Ao dizer isto está a desprezar as capacidades das mulheres;

. O atraso intelectual e a falta de cultura dos indivíduos que são detentores de cargosque os inserem na esfera social do poder, e consequentemente do país;

. O deslumbramentos pelo estrangeiro.

O jantar do Hotel Central e o jantar dos Gouvarinho

Jantar do Hotel Central:

•Objectivos:

– Homenagear o banqueiro Jacob Cohen;

– Proporcionar a Carlos um primeiro contacto com o meio social lisboeta;

– Apresentar a visão crítica de alguns problemas;

– Proporcionar aCarlos uma visão de Maria Eduarda.


Jantar dos Gouvarinho:

•Objectivos:

– Reunir a alta burguesia e aristocracia;

– Reunir a camada dirigente do País;

– Radiografar a ignorância das classes dirigentes.


. O jantar no Hotel Central permite abordar a crítica literária e a literatura, a situação financeira do país e a mentalidade retrógrada.

. No Jantar dos Gouvarinho, as...
tracking img