Os métodos de jesus para alcançar uma pessoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS MÉTODOS DE JESUS PARA ALCANÇAR UMA PESSOA

Por Wagner A. V. Aragão

Ninguém como Jesus teve habilidade de abordar pessoas diferentes com o mesmo evangelho. Ele sabia usar método diferente para cada pessoa, de acordo com a sua necessidade, com a sua situação, com a sua cultura, com a sua realidade. Um exemplo clássico da estratégia de Jesus para alcançar uma pessoa encontra-se na narrativabíblica que trata da mulher samaritana (João 4:1-30).
Interessante que o texto sagrado inicia fazendo referência a um comentário dos fariseus de que Jesus batizava mais discípulos que João Batista (João 4:1). O ser humano tem a tendência de dar muita importância aos números. Por isso podemos entender porque algumas pessoas na igreja com influência de liderança estão sempre interessadas em saberquem batiza mais, qual é a maior igreja em número de membros, qual a igreja tem o melhor resultado de crescimento evangelístico. Jesus não perdeu tempo discutindo estes assuntos. Para Ele esta discussão era infrutífera e absolutamente desprovida de valor. O interesse maior de Jesus era salvar pessoas.
Esse mesmo interesse a igreja deve ter hoje. Os desafios de um mundo pós-moderno nos leva aadotar estratégias evangelísticas mais eficientes. Os métodos que Jesus usou com a mulher samaritana ainda são eficazes. A igreja pode fazer uso destas estratégias com pessoas de mente secularizada e alcançá-las para o reino de Deus.
Seguir os Planos de Deus
Jesus saiu da Judéia para a Galiléia. Havia três opções de estradas para Ele seguir. A estrada mais curta passava por Samaria, mas era umcaminho demasiadamente perigoso por causa dos conflitos entre judeus e samaritanos. A maioria dos judeus não optava por esta estrada. Mas Jesus decidiu seguir esta rota.
O relato do evangelho de João diz que “era-Lhe necessário atravessar a província de Samaria” (João 4:4). A expressão “era-lhe [Gr. edei]” torna claro que esta era uma determinação de Deus para o ministério de Jesus. Havia umaagenda do Céu estabelecida para Ele.
“Tão plenamente vazio do próprio eu era Jesus, que não elaborava planos para Si mesmo. Aceitava os que Deus fazia a Seu respeito, e o Pai os desdobrava dia a dia”. Antes de usar qualquer método, Jesus primeiro buscava conhecer quais eram os planos de Deus e, então, trabalhava de acordo com eles.

Estratégias Certas
Jesus não era aquele tipo de evangelista quetinha um método engessado, que não importasse qual fosse a pessoa ou o lugar ou a circunstância ele tinha que entregar aquele mesmo conteúdo. Jesus variava de métodos. Ele era sensível às pessoas.
Ele foi onde a mulher estava e lhe apresentou todos os passos do evangelho. Ao fazer isso, Jesus foi flexível quanto ao método de abordagem. Ele adaptou Seu método ao contexto da época, rompendo comtodos os paradigmas e preconceitos que rondavam a vida daquela mulher.
O método usado por Jesus foi revolucionário. Naquele tempo não era permitido que um homem, muito menos um rabi, conversasse em público e sozinho com uma mulher. Mas Jesus quebrou este protocolo e manteve um diálogo com a mulher samaritana junto ao poço de Jacó.
Jesus usou o método do diálogo e não o discurso. Em todos os tiposde ralação humana o diálogo é o melhor caminho. “A obra de Cristo compôs-se em grande parte de conversas individuais. Ele tinha em grande apreço o auditório constituído de uma única alma.”.
Jesus valorizou o método do evangelismo pessoal. “A influencia pessoal é um poder”. O trabalho pessoal com a mulher samaritana resultou em grandes bênçãos de salvação. Através dela, outros samaritanosaceitaram o evangelho e tornaram-se seguidores de Jesus.
Jesus também realizou algumas ações estratégicas que foram determinantes para gerar um efeito positivo na vida daquela mulher. Ele ensina que pequenos detalhes na abordagem podem fazer uma grande diferença:
Primeiro Jesus estabeleceu um vínculo de confiança entre Ele e a mulher samaritana (João 4:7).
Este vínculo começou a ser construído no...
tracking img