Os limites e possibilidades do trabalho do assistente social na qualificação de mães que participam do programa renda cidadã

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

EM SERVIÇO SOCIAL

[pic]



MÓDULO/ANO

2012/01

Aluna: Patrícia Cecília Reis CGU:93091710

Supervisora de Campo: Marta Terezinha Alonge Gino

Tutora Presencial: Beatriz Mistrelo NascimentoTutora Virtual:



Pólo: Marilia/SP





SUMÁRIO



Introdução: 3
Capítulo I: “Planejamento sistematizado da intervenção (projeto)”; 4
Capitulo II: “Intervenção do aluno na realidade alicerçado no planejamento” 5
Capítulo III: “ Tematização do objeto de intervenção do estagiário na relação com a questão social”. 6Capitulo IV: “ Análise dos elementos que constituem o processo de trabalho”. 7
Capitulo V: “ Avaliação propositiva do processo de trabalho” onde se apresentam os dados e analise dos dados, bem como os procedimentos para a coleta dos dados. 8
Considerações Finais: 9
Referência Bibliográfica: 10
ANEXO 11


















Introdução:


O meu estágio foi realizado naSecretaria da Promoção social no município de Oriente que é uma instituição que atende todas as demandas do município, atende idosos,adolescentes,famílias.
Ao estagiar tive como objetivo conhecer a prática profissional de assistente social dentro de uma instituição de acolhimento, onde me possibilitou vivenciar a jornada diária deste profissional.
Após acompanhar a assistente social,procurei observar quais as dificuldades que existem dentro de uma instituição, principalmente, em relação as famílias mais dezamparadas.
Uma das dificuldades constatadas é o retorno à convivência familiar provocadas pela falta de uma estrutura familiar adequada, decorrentes de desemprego, pobreza, desqualificação profissional e outros fatores que provocam a desagregação social.Diante deste fato comecei a pesquisar o projeto de maior utilidade para os usuários em nosso município da citada instituição. Valendo-se de uma citação popularmente utilizada com freqüência, que afirma, “não dê peixe ao necessitado, ensine-o a pescar”, resolvi, participar de um projeto para implantar o ensino as mães que são cadastradas no Programa Renda Cidadã.
Conforme oCódigo de Ética do Assistente Social cabe ao assistente social empenharem-se com transparência as verbas sob a sua responsabilidade, de acordo com os interesses e necessidades coletivas dos/as usuários/as, através de uma verba vinda de um órgão governamental, elaboramos um projeto de trabalhar juntamente com profissionais na qualificação dessas mães , é uma ação exclusiva do campo de estágio.Durante o estágio acompanhei desde a elaboração, implantação, bem como a execução do projeto.







Capítulo I: “Planejamento sistematizado da intervenção (projeto)”;


Através da analise institucional observei a vulnerabilidade das famílias , percebe que houve a necessidade de fazer um planejamento sistematizado de um projeto de intervenção.
O Serviço Social tem se deparadocom um conjunto de demandas que lhe requisitam a construção de propostas e respostas, intervenções e inserções de forma qualificada frente à realidade social contemporânea. Portanto o planejamento requer todo o conhecimento dessa realidade fundamentada em assimilações teórico/praticas, considerando os resultados e atividades estruturadas em objetivos baseados em uma quantidade limitada tanto derecursos como tempo.
A análise institucional constitui um importante instrumento que operacionaliza a dimensão técnica-operativa que subsidia a ação em si, identificando as demandas da instituição e dos beneficiários. Ressaltando que o projeto de intervenção pode agregar novos elementos à análise institucional, pois o conhecimento da realidade nos traz indicadores que retratam as demandas...
tracking img