os lagartos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Os lagartos variam mais de tamanho e de forma que qualquer outro grupo de répteis. Alguns medem apenas alguns centímetros. Mas o maior lagarto de todos, o dragão-de-komodo, pode chegar a 3 metros decomprimento. A maioria dos lagartos possui quatro pernas fortes, mas alguns não têm pernas. Aí, ficam parecidos com cobras e frequentemente são confundidos com elas. Só que eles têm pálpebras eaberturas auriculares, isto é, orelhas. Geralmente também têm cauda longa.

A maioria dos lagartos tem escamas secas cobrindo o corpo. As escamas são pequenas placas lisas ou rugosas, com frequênciamarrons, verdes ou cinzentas.

Muitos lagartos possuem características singulares. Alguns têm chifres ou espinhos. Outros têm uma placa óssea em volta do pescoço. Essas características os ajudam aamedrontar seus inimigos e a mantê-los a distância. Algumas espécies possuem pregas de pele adicional nas laterais do corpo; quando as abrem, elas parecem asas, e esses lagartos conseguem planar de umaárvore para outra.

Dois tipos de lagartos são venenosos: o monstro-de-gila, que é muito vistoso e vive no sudoeste dos Estados Unidos, e o lagarto-de-contas, do México. O veneno deles é forte osuficiente para matar uma pessoa.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

A maioria dos lagartos é ativa durante o dia e repousa à noite. As lagartixas, porém, geralmente são ativas do anoitecer atéo raiar do dia. Os diferentes tipos de lagarto se locomovem de maneiras diversas. A maioria corre sobre quatro pernas, mas alguns correm mais velozmente sobre as patas traseiras, apenas levantando aparte da frente do corpo. Os lagartos sem pernas se locomovem do mesmo modo que as serpentes.

Muitos lagartos conseguem mudar sua coloração escura e discreta por uma cor mais viva e forte. Fazemisso quando tentam atrair um lagarto do sexo oposto ou assustar outro animal. Para alguns lagartos, a mudança de cor é um meio de comunicar-se com outros lagartos, faz parte de sua linguagem. A...
tracking img