Os jogos e o ludico na aprendizagem escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BELÉM
2012
RESUMO:
Sabemos que a aprendizagem precisa fazer sentido para os alunos, para que ela possa ser utilizada na vida prática. Para tanto é necessário que ao ensinar matemática o professor deve fazer uso de estratégias para ajudar os alunos a perceber a matemática como um conhecimento necessário a sua convivência social.
Este trabalho visa abordar a forma lúdica, buscandosubsídios em vários autores que trabalhem com educação lúdica como forma de aprendizagem, valorizando e/ou resgatando os jogos, sendo eles específicos ou não para área de matemática. Hoje, a educação matemática já é alvo de estudos de muitos pesquisadores que enfatizam a importância dos jogos como metodologia de ensino para estimular a curiosidade do aluno facilitando assim a aprendizagem.PALAVRA CHAVE: Jogos Matemáticos, Fração, Resolução de Problemas Interação.

ABSTRACT:
We know that learning to make sense for students, so that the ward can be used in practical life. For this purpose it is necessary to teach mathematics teachers should make use of strategies to help students see mathematics as a necessary knowledge to its social life.
This work aims to address aplayful way, seeking grants several authors working with education as a form of playful learning, valuing and / or rescuing the games while they were or not specific to the area of ​​mathematics. Today, mathematics education is already the focus of studies of many researchers who emphasize the importance of games as teaching methodology to stimulate the curiosity of the student thus facilitatinglearning.


1 – INTRODUÇÃO


Este trabalho está voltado à tentativa de ajudar, através de jogos matemáticos, o professor a superar as dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem da matemática. Sabe-se que essas dificuldades estão associadas a múltiplos fatores, por isso propomos ao professor ensinar a matemática através dos jogos, onde os alunos podem aprender brincando e interagindode diferentes formas. As aulas de matemática geralmente são transmitidas através de métodos transmissão e recepção que não contribui para a real aprendizagem dos alunos, então se verificou a necessidade de relacionar a prática de sala de aula com o cotidiano desses alunos.
Os jogos são ao mesmo tempo estratégias e recursos que se expressam como uma forma lúdica de resgatar os aspectos dopensamento matemático, pois ajudam na construção do pensamento lógico matemático. Eles auxiliam os alunos no trabalho do raciocínio lógico, no cálculo mental, nas hipóteses, no desenvolvimento do pensamento científico e baseiam-se no processo de construção de conceitos, através de situações que estimulam a curiosidade matemática. Dessa forma o aluno perde o medo e passa a não temer o desafio deaprender matemática, mas a desejá-la.

2 – JUSTIFICATIVA

A dificuldade em aprender matemática, esse é o motivo para a introdução de jogos matemáticos nas salas de aula, a possibilidade de diminuir bloqueios apresentado por muitos alunos que temem a matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Com esta proposta tentaremos estimular a aprendizagem da matemática utilizando ou inserindojogos e brincadeiras para nossos alunos. O próprio aluno pode criar suas regras e testá-las, razão pela qual não se pretende impor nada ao aluno, apenas estimulá-los, desafiá-los. O professor não pode simplesmente impor normas e regras aos alunos, sem dar chance de discuti-las. Sabe-se que a aprendizagem é um processo de construção e não importará a forma e sim a produção do aluno, logo a qualidadeda estratégia e do instrumento utilizado pelo professor poderá ou não contribuir para o processo de aprendizagem. Acreditamos ser possível ensinar brincando, jogando, divertindo, sentindo prazer e principalmente, construindo conhecimento.
É notável a grande dificuldade que os alunos têm em aprender matemática, por isso, devemos nos questionar os motivos dessas dificuldades. As crianças...
tracking img