Os jogos e brincadeiras como instrumento metodológico de ensino.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Brotto (1999), a cooperação é um processo de interação social, em que os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os benefícios são distribuídos para todos.
A competição é um processo de interação social, em que os objetivos são mutuamente exclusivos, as ações são isoladas ou em oposição uma às outras. E os benefícios são concentrados somente para alguns.
De acordo com oDicionário Aurélio cooperar é operar ou obrar simultaneamente; trabalhar em comum; colaborar; cooperar para o bem público; cooperar para o trabalho em equipe.
Competição é o ato ou efeito de competir; busca simultânea por dois ou mais indivíduos, de uma vantagem, uma vitória, um prêmio, etc.
Quando falamos de competição e cooperação não estamos nos referindo a antônimos.
Como afirma Brotto(1999), “Cooperação e competição são aspectos de um mesmo espectro, que não se opõe, mas, se compõe”.
Em nossa sociedade fica evidente uma competição completamente negativista, onde somente os vencedores merecem atenção e destaque, gerando aos “perdedores” o medo, o fracasso e a derrota.
Brotto (1995), baseado nos estudos de Margareth Mead, afirma que é a estrutura social que determina sesociedades irão competir ou cooperar entre si.
Adotar a competição como forma de exclusão é retroceder não só em termos da educação escolar, mas da sociedade como um todo.
A competição não precisa assumir a “capa de vilão”, é preciso trabalhar a competição de forma humanizada, onde aspectos positivos prevaleçam.
Segundo Schut (1989), a competição é prejudicial quando há a tentativa de trapacear,quando há um gasto excessivo de energia para ganhar ou, ainda, quando representa diminuição do adversário.
Para muitos a competição acirrada encontra respaldo na teoria da seleção natural de Darwin.
Os jogos competitivos podem e devem ter seu papel educacional. Esses podem contribuir para desenvolver no grupo o respeito, a solidariedade, amizade entre outros, contudo que seja trabalhado em umambiente bem administrado.
A importância dos jogos cooperativos
Os jogos cooperativos têm como objetivo buscar a participação de todos sem que haja qualquer tipo de exclusão, pois, são os jogos em que os participantes jogam uns com os outros e não uns contra os outros, favorecendo assim, a união entre as pessoas, a confiança mútua e a participação autêntica de todo o grupo.
Segundo Brotto(1999), jogando cooperativamente podemos reconhecer que a verdadeira vitória não depende da derrota dos outros.
Podemos compreender que ao participarmos do jogo e vivermos a vida, o principal valor está na oportunidade de conhecer melhor nossas próprias habilidades e potencias e então cooperar para que os outros realizem o mesmo.
Segundo Soller (2003), a aula de Educação Física é o espaço idealpara se trabalharem os jogos cooperativos e claro que não exclusivamente, pois, a idéia é que todo o universo escolar trabalhe aspectos cooperativos.
A Educação Física pode ser um meio importante para uma tomada de consciência em todas as demais áreas da sociedade.
Segundo Brotto (1999), ao modificar o comportamento no jogo, estaremos criando possibilidades para transformar atitudes em nossavida além do jogo.
Conclusão
A competição em nossos dias assume um papel exclusivista, onde somente alguns tem o direito à vitória e as honras.
A cooperação através dos jogos cooperativos vem assumindo um papel importante na mudança da Educação Física Escolar, a fim de contribuir para uma visão não excludente, onde todos possam participar e ganhar. Com isso busca-se uma mudança em relação àsociedade na qual estamos inseri-dos.
Enquanto educadores, podemos nos valer de diversas formas para trabalhar essa conscientização em nossos alunos, basta reconhecer nosso papel fundamental neste processo.

Bibliografia
1) BARRETO, André Valente de Barros. Jogos Cooperativos: Metodologia do Trabalho Popular: Acesso em 25 fev.2005.
2) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros...
tracking img