1 INTRODUÇÃO
No Brasil, o tema “indicadores sociais”, configura-se em uma discussão recente, porém, torna-se cada vez mais evidente a sua importância para o processo de gestão. A utilização de indicadores sociais apresenta-se imprescindível, umavez que se trata de “um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas” (Jannuzzi, 2004, p. 15), que auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução, avaliaçãodos programas, projetos, serviços sociais.
Deste modo, a gestão social refere-se a um processo contínuo e dinâmico que envolve ações de planejamento, execução e avaliação de serviços sociais e um compromisso de construir respostas às necessidadessociais da população. Deve ser desenhada e realizada, com fundamentação, para não comprometer a ação social demandada, visto que o indicador social permite o desenho de uma gestão social. Os indicadores sociais possibilitam informações importantes, quenos permite avaliar aonde vamos, onde estamos e de que forma seguir, em relação aos valores e alcance dos objetivos previamente identificados. Sendo assim o serviço social está inserido no campo das ciências sociais e humanas como disciplinaprofissional destinada a intervir na realidade humano-social e produzir transformações nessa realidade (Falcão, 1979).
Enquanto disciplina profissional de natureza prática, o Serviço Social tenta através da intervenção social produzir estas transformações.Esta intervenção caracteriza-se por um conjunto de procedimentos metódicos, baseado num processo de ajuda psicossocial, desenvolvendo o diálogo, a partir do qual ocorrem transformações inerentes à experiência humana (Gouveia,1982)

2DESENVOLVIMENTO
A necessidade de se conhecer a fundo uma determinada realidade ou observar importantes mudanças nela, despertou a motivação, a partir dos anos 20 nos EUA, de atividades de coleta e sistematização de informações com o objetivo de apropriação [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Os indicadores sociais e a intervenção do assistente social. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Indicadores-Sociais-e-a-Interven%C3%A7%C3%A3o/9499.html

MLA

"Os indicadores sociais e a intervenção do assistente social" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Indicadores-Sociais-e-a-Interven%C3%A7%C3%A3o/9499.html>.

MLA 7

"Os indicadores sociais e a intervenção do assistente social." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Indicadores-Sociais-e-a-Interven%C3%A7%C3%A3o/9499.html>.

CHICAGO

"Os indicadores sociais e a intervenção do assistente social." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Indicadores-Sociais-e-a-Interven%C3%A7%C3%A3o/9499.html.