Os implicitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS IMPLÍCITOS
A compreensão de implícitos é essencial para se garantir um bom nível de leitura. Em várias ocasiões, aquilo que não é dito, mas apenas sugerido, importa muito mais que aquilo que é dito abertamente. A incapacidade de compreensão de implícitos faz com que o leitor fique preso ao nível literal do enunciado, aquele em que as palavras valem apenas pelo que são, não pelo que sugerem oupodem dar a entender.

Pressupostos e Implícitos são recursos frequentemente utilizados por autores no momento de elaboração de seus textos. Para assegurar uma boa leitura, é preciso estar atento a situações em que apenas a apreensão do sentido literal não é o bastante para compreensão do texto.

Veja:

O anúncio foi feito para divulgar uma exposição de quadros de dois importants pintoresmodernistas brasileiros: Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

O texto, além de tratar dos dois pintores, faz uma referência curiosa ao leitor, quando afirma: " Com eles a arte brasileira deu um salto enorme (muito maior que a dostancia da sua casa até o Ibirapuera, por exemplo)". Por que os idealizadores dessa peça publicitária fizeram essa referência ao leitor da revista?
Pense um pouco. Dizerque o salto dado pela arte brasileira, graças a esses pintores, foi maior que o "da sua casa até o Ibirapuera" sugere que o leitor tem preguiça de sair de sua casa para ver uma exposição de arte.

Leitura de implícitos 

Levar o acadêmico a perceber que, além das informações explicitadas no texto, há outras implícitas, sobre as quais podemos inferir a partir das estratégias utilizadas paraconvencimento do leitor. |

Um importante fator que nos auxilia na interpretação dos textos é a percepção dos implícitos, ou seja, a leitura verticalizada, aquela que está além do explicitado no texto, pois, quando apenas decodificamos as palavras, estamos lendo-as superficialmente. E, para garantir o entendimento proficiente, é preciso, segundo Platão e Fiorin (2001), verificar que o texto pode“dizer” coisas diferentes daquelas que estão propriamente ditas. Ou seja, além das informações nele grafadas, há também aquelas implícitas, isto é, aquelas que estãosubentendidas sobre as quais podemos inferir a partir do que está dito por meio das palavras, imagens, tamanho das letras, cores etc. 

Saiba que a compreensão de implícitos acontece pelas informações não expressas de forma explícita, oumelhor: escritas de forma evidente no texto, mas por meio daquelas que o leitor ou ouvinte pode perceber a partir de certas palavras, expressões, tom da voz, gestos, imagens contidas no texto etc., garantindo, dessa maneira, os significados importantes e decisivos acerca do que se apresenta. 

-------------------------------------------------
Segundo Abaurre, Pontara e Fadel (2000, p. 74),“Implícito é algo que está envolvido naquele contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.”

Portanto, o leitor incapaz de identificar as mensagens subentendidas no texto entende apenas o sentido literal do que está escrito e, conseqüentemente, tem sua interpretação limitada. 
Exemplo 1

Acadêmico, convidamos você a analisar a propaganda da Wizard a seguir, veiculada emumoutdoor na Avenida Centenário – Criciúma SC, a fim de entendermos na prática o que é leitura de implícito.

 
(outdoor- Av. Centenário – Criciúma SC)
Esse outdoor, que tem como objetivo persuadir o leitor a estudar idiomas na Wizard, explora a idéia implícita de que quem quer ser um vencedor deve estudar nessa escola de idiomas. Logo, a pessoa terá, em sua memória, a imagem de vencedorvinculada à escola Wizard. Tal idéia é reforçada pela figura do jogador de vôlei que foi campeão em sua área de atuação, além de outras estratégias também utilizadas para ajudar no convencimento, como, por exemplo, o sorteio dos veículos. 
Exemplo 2

Na propaganda a seguir, a afirmação de que Deus fez o mundo em seis dias e, no sétimo, descansou em tal cidade, leva o leitor à mensagem...
tracking img