Os impactos no meio ambiente na produção de cana de açúcar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE NA PRODUÇÃO DE CANA DE AÇÚCAR NO MUNICÍPIO DE RUBIATABA-GOIÁS

Resumo

Este artigo discorre sobre a relação da produção de cana-de-açúcar e a questão ambiental. Sera feita uma avaliação dos impactos ambientais ocasionado pela usina por nome Cooper-Rubi (Rubiataba-GO), e comparar com dois livros tais como: Ciência Ambiental e Gestão Ambiental podem relatar queisso tem uma grande importância como o desenvolvimento sustentavel. Por Rubiataba, apresentar características climáticas favoráveis setor sucroalcooleiro, vem se destacado no mercado interno e externo na produção de álcool combustível, mas apesar de todos os aspectos positivos de crescimento do setor e da importância da produção, o segmento necessita, ainda, diminuir dificuldades como: a relação detrabalho no campo, adequar aos procedimentos de redução dos impactos ambientais, tratamento adequado dos resíduos para, de fato, considerar o álcool um combustível limpo. De acordo com estas considerações, ao tratarmos de ambiente é preciso assumir uma postura que não perca de vista o todo que envolve tal questão (ambiente + homem).

Palavras-chave: Meio ambiente; etanol; cana-de-açúcar;sustentabilidade.

1 – INTRODUÇÃO

Diante do tema de estudo coube definir que serão feitas avaliações ambientais e sociais, de tal forma que uma empresa possa realmente se adequar ou se tornar uma empresa ecologicamente correta. Tonando-se um ambiente mais saudavel. Optei por relacionar a produção (questão econômica) com as conseqüências desta ação (questão ambiental) por entendermos que: a relaçãode trabalho no campo, adequação a redução dos impactos ambientais, tratamento adequado dos resíduos para, de fato, considerar o etanol um combustível limpo. Relacionando-se tanto com a questão econômica quanto com a questão ambiental.

Com o avanço do Setor Sucroalcooleiro tera um aumento do consumo interno e externo de seus produtos, que anda junto como o desenvolvimento Sustentável. Por outrolado, há um aumento da crítica sobre a ideia que quando se trata de desenvolvimento econômico, pode se afirmar que o aceleramento dos impactos ambientais na região de Rubiataba e cidades vizinhas é muito grande.
Nestas áreas de expansão, surge a propagação de impactos ambientais que se constituem em reflexos nos elementos do ar, solo e água que são estendidas para as populações tradicionaisque hoje habitam nesta região. No caso do setor sucroalcooleiro um dos seus problemas está ligado à monocultura que retira os agricultores familiares, para satisfazer as demandas de mercado, que é a terra em grande escala, as condições de monocultura produzem conseqüências para a produção natural dos solos, afetando as condições de subsistências das populações rurais. Esse setor sucroalcooleiro étaxado dentro dos moldes do desenvolvimento sustentável, ignorando os impactos ambientais e sociais envolvidos no processo produtivo. O melhoramento genético é a grande ferramenta para garantir a sustentabilidade da cultura da cana. Ele reduz custos, traz eficiência e aumenta a produtividade. A existência de impactos ambientais do setor, é dividido em duas categorias: os agrícolas e os industriais.Portanto agora serão relatados os procedimentos ultilizados para a produção de cana.

2-MATERIAL E MÉTODOS

O trabalho foi realizado através de depoimentos da população, alguns documentários e profissionais da área de produção de cana-de-açúcar. No município de Rubiataba essa usina foi criada por pioneiros da cidade, elas esta com mais de trinta anos na atividade, Dentre os princípiosdestacamos: a satisfação das necessidades básicas; a solidariedade com as gerações futuras; a participação da população envolvida; a preservação dos recursos naturais; a elaboração de um sistema social garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas e programa de educação, também destacamos a crítica apresentada ao sistema de desenvolvimento e ao modelo de modernização industrial....
tracking img