Os impactos do processo de inspeção da qualidade na eficiência produtiva do setor aeronáutico.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4192 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS IMPACTOS DO PROCESSO DE INSPEÇÃO DA QUALIDADE NA EFICIÊNCIA PRODUTIVA DO SETOR AERONÁUTICO.

Autor: Carlos Eduardo Pereira da Silva¹
Professor Orientador: Prof.º Jonas Krause²

RESUMO

Diante das crescentes exigências nos padrões de qualidade e competitividade no mercado, cada vez mais as empresas buscam métodos de melhoria contínua para o incremento de sua produtividade, eficiência eeficácia nos resultados. O setor aeronáutico é um dos mais rígidos quanto a estes requisitos, já que o nível de tolerância de erros e entrega de produtos não conformes deve ser zero por cento, em função da necessidade de extrema dos padrões de segurança e confiabilidade. No entanto, quando há necessidade de retrabalho, este aumenta proporcionalmente os custos da indústria. Toda empresa tem um tempoestimado para a produção e entrega do produto, porém se esse tempo for excedido, ocorrerão falhas que ocuparão tempo adicional não previsto e restrições no sistema. Os reparos se tornam onerosos, pois a dificuldade de acesso, peças especiais e profissionais capacitados na área requerem um tempo fora do programado, gerando atrasos na entrega e multas para as empresas, o que pode depreciar aqualidade do produto final. Este artigo tem por objetivo analisar os resultados da implantação de métodos de gestão e inspeção da qualidade numa organização do ramo aeronáutico.

Palavras-chave: Qualidade, retrabalho, produtividade, setor aeronáutico.


1. INTRODUÇÃO

A produção aeronáutica em território Brasileiro se iniciou no meio da década de 50, o projeto piloto foi oavião Bandeirantes idealizado e concebido por militares do ITA (Instituto Tecnológico Aeroespacial) se finalizando somente no fim da década de 60, com a contribuição do governo nacional para a fabricação de aeronaves brasileiras.
Durante anos, os processos de fabricação aeronáutica sofreram várias melhorias, mas nunca deixando de ter muito manuseio de cunho artesanal em sua montagem final.Existe uma regra geral em todos os processos de fabricação e/ ou montagem, que nenhum deles possui um aproveitamento de 100%, gerando assim uma parcela de screp, que justifica inúmeros retrabalhos.






¹Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Grupo Educacional UNINTER (FACINTER/FATEC) para obtenção de nota.
¹Graduado emGestão da Produção Industrial – Grupo Educacional UNINTER (FACINTER/FATEC), Pós-Graduando em Engenharia de Produção pelo Grupo Educacional UINTER (FACINTER/FATEC).
²Jonas Krause, Matemático (Universidade Federal do Paraná), Especialista em Gestão de TI (IBPEX), Mestrando em Eng. Biomédica (UTFPR) e orientador de TCC do Grupo Educacional UINTER (FACINTER/FATEC).
Quando é detectada aanomalia pelo inspetor da qualidade durante os processos, geralmente o pacote ou entregável não é retrabalhado durante a montagem estrutural e segue para o próximo posto de trabalho, onde um gargálo de possível retrabalho ficará evidente, acumulando atividades que não agregam valor ao produto, trazendo um grande impacto de tempo e custo para o projeto.
A idéia de execução de umretrabalho, reparo ou melhoria após o desenvolvimento do produto implica muitas das vezes em relocação mão de obra direta e indireta, despendio de capital não planejado para ser realizado, além das dificuldades para retrabalhar determinados locais, devido a geometrias complexas e acessibilidade restrita, os atrasos na entrega também são um agravante, pois comprometem a satisfação e potencialfidelização do cliente.
A qualificação da mão de obra direta é requisito e diferencial essencial para a garantia da qualidade do produto como fator de sucesso, por isso todos os envolvidos devem ter conhecimento de todos os quisitos, normas , diretrizes, políticas e sistemáticas de trabalho, com o objetivo comum de busca do sucesso do projeto.
A proposição de uma sequência de...
tracking img