Os impactos do aremesso do basquete para a articulação do joelho.

1328 palavras 6 páginas
Estamos realizando atividade Física a todo o momento em nosso cotidiano, no esporte ou até mesmo quando estamos em repouso gastamos energia e queimamos calorias, pois, um simples movimento envolve todo um sistema de ossos, músculos e o sistema nervoso.
O basquetebol, objeto de nosso trabalho, é considerado uma modalidade esportiva composta de uma sucessão de esforços intensos e breves, realizados em ritmos diferentes. É um jogo que exige grande coordenação motora e movimentos de grande intensidade, que permite o desenvolvimento de muitas capacidades físicas. As habilidades envolvidas no basquetebol são passes, saltos, corridas, dribles, rebotes e a execução sólida de jogadas ofensivas e defensivas e os arremessos.
Mas se destacarmos uma destas habilidades, quais seriam os sistemas que um simples movimento solicitaria? Quais impactos gerariam para o nosso organismo?
Bem, para tentarmos responder este questionamento torna-se necessário que peguemos uma região isolada do corpo para que seja objeto de nossos estudos. Por ser uma área muito solicitada em todos os movimentos, escolhemos o joelho, e estudaremos quais as solicitações feitas pelo arremesso do basquete nessa articulação.

Figura 1. Arremesso de basquete (HUNGERFORD e BARRY, 1999).

O joelho é formado na sua parte superior pelo fêmur que roda sobre a tíbia. Na parte anterior existe um osso arredondado, palpável chamado patela. Este desliza dentro de um sulco na porção anterior e inferior do fêmur. Grandes ligamentos unem o fêmur e a tíbia para promover estabilidade, enquanto longos músculos dão força ao joelho. As superfícies articulares, onde estes ossos entram em contato, são cobertas de uma cartilagem especial, chamada de cartilagem articular. Esta cartilagem torna possível o movimento articular. As demais superfícies do joelho são cobertas por uma fina camada de tecido chamado de membrana sinovial. Esta membrana libera um líquido especial que lubrifica a articulação e reduz o atrito próximo de zero

Relacionados

  • Trabalho GURPS
    267791 palavras | 1072 páginas
  • o Realismo e naturalismo em Portugal
    267791 palavras | 1072 páginas
  • fhteft
    267791 palavras | 1072 páginas