OS IMPACTOS AMBIENTAIS PELO PLANTIO E DA QUEIMA DA CA-DE-AÇUCAR – USINA SABARALCOOL

1428 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO
No Brasil, durante o período colonial surgiu o cultivo de cana-de-açúcar, que teve um grande impacto e grande importância na economia brasileira desta época.
Como elemento essencial da formação do Brasil, a Cana-de-Açúcar transformou-se em parte integrante da história do país. Durante o Império, o país dependeu basicamente do cultivo da cana e da exportação do açúcar. A mão de obra era composta por indígenas e escravos africanos. Atualmente, a cana-de-açúcar colabora para a produção de alimentos mais saudáveis, de fácil conservação, o álcool combustível, a energia elétrica, podendo produzir papel, plásticos, produtos químicos. O Brasil é o maior produtor do mundo, seguido por Índia e Austrália. Cerca 55% da cana brasileira vira álcool e 45%, açúcar.
Tais regiões planta-se a cana, no Brasil, no Centro-Sul e no Norte-Nordeste, o que permite dois períodos de safra. Plantada, a cana demora de ano a ano e meio para ser colhida e processada pela primeira vez. A mesma cana pode ser colhida até cinco vezes, mas a cada ciclo devem ser feitos investimentos significativos para manter a produtividade. A cana é a força por trás das 307 ‘centrais energéticas' existentes no Brasil, 128 das quais estão em São Paulo, utilizando cana que cobre 2,35 milhões de hectares de terra. São usinas e destilarias que processam a biomassa proveniente da Cana-de-Açúcar e que alimentam um círculo virtuoso: produzem açúcar como alimento, energia elétrica vinda da queima do bagaço nas caldeiras, álcool hidratado para movimentar veículos e álcool anidro para melhorar o desempenho energético e ambiental da gasolina.
No Brasil desde o início da colonização as queimadas foram utilizadas para a preparação de áreas para o plantio de cana de açúcar, sendo o fogo ateado para a destruição de campos e florestas. Posteriormente com a febre da monocultura de cana, a prática das queimadas passou a ser rotineira. Depois da queima inicial da vegetação existente para a implantação dos

Relacionados

  • Tcc - corte, carregamento e transporte de cana-de-açúcar
    8893 palavras | 36 páginas