Os habitos e costumes do povo do Kasse - Benguela

1042 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
O trabalho a ser apresentado visa levar ao conhecimento dos leitores em geral ao menos um pouco de compreensão a respeito da origem do nome Kasseque, seus hábitos e costumes.
Neste trabalho apresentarei a possível origem do nome Casseque e alguns hábitos e costumes dos povos residentes nesta comunidade, através de entrevista em pessoas conhecedoras do tema em causa.

ORIGEM ETMOLOGICA DO NOME CASSEQUE

A palavra Kasseque vem de esseque areia. Os autóctones o denominaram assim, não se tratando de areia propriamente dita, trata-se da mínima areia que se encontrava longe do mar.
Em Umbundo o Ca é diminuitivo, pode ser depreciativo.

ORIGEM DOS AUTÓCTONES DO CASSEQUE

Para intender a origem dos autóctones do Kasseque é necessário prestar atenção a seguinte divisão:
Entre o rio Cuporolo e o rio Catumbela os habitantes originais são os Ahanha e os que se associaram aos Ahanha são: Vatchilenge, Vawambu, Vakakonda, Vacalukembe, Vandombe e Vakwisi.
ACTIVIDADES PRODUTIVAS

Eles são marinheiros dedicam-se sobretudo a pesca ao comércio ambulante (venda de lenha, carvão).
PRACTICAS SOCIO-CULTURAIS

Logo após ao nacimento de uma criança é uma grande alegria e realiza-se uma pequena festa para dar boas vindas do bebé ao novo Mundo que em Umbundo chamamos de ‘’Ohovya1 e não só também quando um filho casa dá-se uma grande festa. A iniciação sobretudo masculina aparece Otchingandji2 (palhaço), a feminina aparece danças, batucadas, mas fazem no interior fora do município ou da área.
Os seus instrumentos musicais são: batuque, viola, ecoloa, ekwita, omussa e oloñgoma.
HABITOS E COSTUMES

Quando alguém morre é uma dor enorme, a mensagem tem de chegar até a todos familiares.
Ao dormir o travesseiro vira para onde se põe o sol. A alimentação embora hoje já se faz o uso de talheres na alimentação, isto fruto da colonização, antigamente não se comia com talheres mas sim com a mão porque quem está a comer não é necessário que

Relacionados