Os gurus da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA ANCHIETA


ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:
Gestão da Qualidade Industrial






SÃO BERNARDO DO CAMPO
2012

FACULDADE DETECNOLOGIA ANCHIETA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:
Gestão da Qualidade Industrial



PROFESSOR: RICARDO NUNES



SÃO BERNARDO DO CAMPO2012
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho será estudado a Gestão da Qualidade Industrial, que tem como objetivo favorecer a aprendizagem em relação a Gestão da Qualidade.
Será estudado o inicio da preocupação com a qualidade e os seus respectivos criadores.

2 A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL; A REVOLUÇÃO ADMINISTRATIVA DA QUALIDADE; CONCEITOS DA QUALIDADE.
O objetivodesta etapa do processo é compreender e entender os princípios e os fundamentos da qualidade e escolher uma empresa que possui um sistema de qualidade.
2.1 A ESCOLHA DA EMPRESA
A Empresa escolhida pelo grupo foi a General Motors do Brasil.
2.2 LOCALIZACAO DA EMPRESA
No Brasil a empresa tem sua sede localizada na Avenida Goiás 1805 em São Caetano do Sul no Estado de São Paulo. A empresa atuano ramo automobilístico, e é uma multinacional ou seja de um porte grande. A missão da empresa: Produzir veículos em um ambiente seguro, com foco no cliente e a custo competitivo, assegurando lançamentos sem falhas.
A visão da empresa: Desenhar, Montar e Vender os Melhores Veículos do Mundo.
O motivo que nos levou a escolher essa empresa como foco do nosso trabalho foi: A empresa é uma daslideres de mercado e tem vasto sistema de qualidade.
2.3 O INICIO DA PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE

O inicio da preocupação com a qualidade basicamente começou com a revolução industrial, mais tarde com o inicio da segunda guerra mundial é que realmente a qualidade teve uma grande ascensão. Na época havia uma grande preocupação com as coisas que eram fabricadas, se as peças sairiam umasiguais as outras e o mais importante sem defeitos.
Com isso as empresas criaram os inspetores de qualidade para verificar as peças uma á uma e tentar garantir que as mesmas não saíssem com defeito. Assim as primeiras ferramentas de qualidade foram criadas para facilitar o trabalho do homem e garantir um maior controle sobre o produto.


3 CONCEITUAÇÃO DA QUALIDADE: Gurus da Qualidade

O objetivodesta etapa é conhecermos a historia dos criadores dos conceitos básicos de qualidade e aprendermos como cada um deles foi importante para chegarmos ao processo de qualidade total.

3.1 KAORU ISHIKAWA

Nasceu em 1915 em Tókio, criado em uma família com tradição industrial longa, especialista em controle de qualidade Ishikawa foi graduado em química pela Universidade de Tóquio em1939, Diagrama de Causa - e - Efeito, ou Diagrama de Ishikawa veio em 1943. A melhor contribuição do Diagrama de Ishikawa: acabou sendo uma ferramenta que pudera ser usada por qualquer um para analisar e resolver problemas.
Entre os anos de 1939-1947 trabalhou na indústria e os militares. Serviu também docente na engenharia da universidade.
A partir de 1949 ele participou da promoçãodo controle de qualidade, e desde então trabalhou como consultor para várias instituições comprometidas com as estratégias de desenvolvimento do Japão pós-guerra. No final dos anos 50 e no início dos anos 60, Ishikawa introduziu o conceito de Círculo de Qualidade desenvolveu cursos do controle da qualidade para executivos e gerentes Igualmente ajudou no lançamento da Conferência Anual do...
tracking img