Os gurus da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Gurus da Qualidade

Foram muitos os teóricos que ajudaram no desenvolvimento da qualidade, mas alguns tiveram papéis especiais na história e merecem a denominação de “Gurus da Qualidade”. Fazem parte da história da qualidade devido a contribuição teórica ou então pela intervenção em empresas.

Os principais gurus da qualidade são: Walter A. Shewhart, W. Edwards Deming, Joseph M.Juran, Armand Feigenbaum, Philip B. Crosby, Kaoru Ishikawa e Genichi Taguchi. Abaixo segue um resumo de cada guru da qualidade, apresentando suas contribuições.

Walter A. Shewhart

Nasceu nos EUA em 1891, tornou-se engenheiro e doutor em física pela Universidade da Califórnia.

Sua maior contribuição para a qualidade foi no ambiente empresarial. Primeiro na Western Eletric e depois naBell Telephone Laboratories, onde se aposentou.

Shewhart é considerado o pai do controle estatístico da qualidade, foi ele quem desenvolveu umas das ferramentas mais utilizadas no controle da qualidade – os gráficos de controle. Shewhart fundiu conceitos de estatística em um método gráfico de fácil utilização no chão de fabrica e os aplicou a realidade produtiva da Bell TelephoneLaboratories. A ferramenta analisava os resultados das inspeções por meio de gráficos de controle, que permitiam facilmente distinguir entre as causas de variação comuns ao processo, e aquelas causas especiais, que deveriam ser investigadas.

A facilidade de utilização do gráfico foi um dos aspectos que ajudou na sua difusão, pois era uma ferramenta visual, que podia ser preenchida no ambiente detrabalho, com os parâmetros estatísticos do processo já sintetizadas.

Shewhart também propôs o ciclo PDCA (plan-do-check-act), que direcionaria a análise e solução de problema, percorrendo o ciclo de planejar, fazer, checar o resultado e depois agir, ou seja, implementar a melhoria, conforme a melhoria continua.

Segundo uma de suas definições de qualidade “A qualidade é subjetiva e objetiva.”W. Edwards Deming

Nasceu nos EUA em 1900 e se formou engenheiro e doutor em matemática e física pela Universidade de Yale.

Por sua longevidade, Deming percorreu varias eras da qualidade. Foi discípulo de Shewhart, com quem compartilhou o interesse pelas ferramentas estatísticas aplicada ao controle do processo e pelo método de analise e solução de problemas por meio do ciclo PDCA.Porém foi como especialista enviado pelas Forças Aliadas no período de reconstrução, no pós-guerra, para ensinar técnicas de amostragem estatística e, que Deming formulou suas principais contribuições. Foi consultor da JUSE e a convivência com os japoneses, quase duas décadas, deu a Deming o título de pai do controle da qualidade no Japão e seu nome tornou-se o Prêmio Japonês da Qualidade –Deming Prize.

Deming percebeu que o ciclo PDCA trazia o conceito de melhoria continua (Kaisen) e o sistematizava de forma adequada.

São muitas contribuições de Deming a área da qualidade, mas seus 14 pontos têm sido diretrizes enfatizadas na Gestão da Qualidade em empresas do mundo todo. Nesses 14 pontos, tentou sintetizar sua experiência no Japão, como preleção para a mudança organizacionalnecessária, com ênfase na liderança e na participação de todos na organização.

Joseph M. Juran

Nasceu na Romênia, em 1904. Já nos EUA formou se em engenharia e direito.

Semelhante ao Deming, participou de várias eras da qualidade e também atuou no Japão no período pós-guerra.

O sistema de puxar a produção demandava forte noção de cliente-fornecedor, não só ao longo da cadeiaprodutiva, mas também da noção de cliente interno, conceito que trabalhou em várias obras.

Foi o primeiro a propor uma abordagem dos custos da qualidade, classificando-os em três categorias: falhas ( internas ou externas), prevenção e avaliação. Além disso, propôs a trilogia da qualidade: planejamento, controle e melhoria. O planejamento da qualidade estabelece os objetivos de desempenho e o plano...
tracking img