Os gases da atmosfera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os gases que compõem a atmosfera e suas respectivas concentrações.
Nitrogênio (N2) 78,08 %, este atua como suporte dos demais componentes, de vital importância para os seres vivos, fixado no solo pela ação de bactérias e outros microrganismos, é absorvido pelas plantas, na forma de proteínas vegetais;
Oxigênio (O2) 20,94 % do volume da atmosfera, sua estrutura molecular varia conforme aaltitude em relação ao solo é responsável pelos processos respiratórios dos seres vivos;
Argônio 0,93 %; é utilizado em soldas, em lâmpadas incandescentes, para obtenção de maior luminosidade, em termômetros para baixas temperaturas e em cromatografia.
Dióxido de carbono (CO2) (variável) 0, 035 %; este gás é liberado no processo de respiração (na expiração) dos seres humanos e também na queima doscombustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, carvão mineral e vegetal). É essencial na realização do processo de fotossíntese das plantas.
Hélio (He) 0, 0018 %; é usado na obtenção de uma atmosfera gasosa inerte, é também usada, misturada com o oxigênio, no tratamento da asma.
Ozônio (O3) 0, 00006 %; Água potável Água de resfriamento e/ou processo, efluentes industriais, com alto teor deorgânicos (Ind. Química, Alimentícia, Farmacêutica, Celulose e Papel, Têxtil, etc.), redução de cor, odor, NOX, água mineral, processos de lavagem e desinfecção de frutas, verduras, carnes, etc, uso odontológico e medicinal e outros.
Hidrogênio (h2) 0, 00005 %; o hidrogênio é normalmente produzido pela ação do zinco sobre o ácido sulfúrico. Entre outros processos de produção industrial, cite-se a açãodo vapor ou do oxigênio sobre hidrocarbonetos como o metano.
Criptônio (BR) indícios; Na prática são poucas devidas provavelmente ao alto custo de produção. Foi usado em algumas lâmpadas de flash para fotografias em altas velocidades. Em pesquisas avançadas de propulsão de artefatos espaciais (motores iônicos).
Metano (Ch2) indícios; o Metano é usado como matéria prima para fabricar: dióxido decarbono, etanol, cloreto de metila, diclorometano, amônia e acetileno. O metano alta pureza é usado em laboratórios para testes de resistência ao fogo em alguns plásticos e também como matéria prima para misturas de gases utilizadas na calibração de analisadores.
Xenônio (Xe) 0, 000001 %; mais utilizado em tubos de descargas (tubo de gás néon) onde é produzida uma cor azul esverdeada, Anestésicoem anestesia geral.
Radônio (RN) indícios; é usado na radioterapia e na composição de cápsulas para aplicação em pacientes com câncer.
Todos são substancias simples, pois são formadas por um único tipo de elemento químico. Exceto o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH2), pois possui mais de um elemento químico, sendo, portanto substancia composta.
Não há separação de gases leves e gases maispesados da atmosfera, por causa da constante mistura turbulenta que ocorre em grande escala na atmosfera.
A produção de amônia industrial pelo processo de Haber-bosh.
O processo Haber-Bosch é uma reação entre nitrogênio e hidrogênio para produzir amoníaco. Esta reação é catalisada com o ferro, sob as condições de 250 atmosferas de pressão e uma temperatura de 450 °c
O processo foi desenvolvidopor Fritz Haber e Carl Bosch em 1909 e patenteado em 1910. A amônia (amoníaco) produzida era oxidada para a produção do ácido nítrico e este utilizado para a produção de explosivos de azoto/nitrogênio, usados na produção de munições. Para a produção da amônia, o azoto/nitrogênio é obtido do ar atmosférico, e o hidrogênio como resultado da reação entre a água e o gás natural:
Haber desenvolveu omodelo de produção de amoníaco e Bosch resolveu dificuldades técnicas na aplicação desse modelo, o amoníaco foi usado pela primeira vez, à escala industrial, na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial, para a produção de munições.

A importância da atmosfera como fonte de matéria prima.

A atmosfera é a massa gasosa que envolve os corpos celestes, essa massa gasosa se mantém ao redor do...
tracking img