Os fundos de investimento socialmente responsáveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice:

Introdução 5
Fundos de Investimento 6
O que são? 6
Vantagens dos Fundos de Investimento 7
Desvantagens dos Fundos de Investimento. 8
Diferentes tipos de fundos 8
Responsabilidade social e ambiental 11
O que é a responsabilidade das empresas? 12
Argumentos contra vs. Argumentos a favor da RSE 12
Fundos de investimentos socialmente responsáveis 15
O que são fundos deinvestimento socialmente responsáveis? 15
Investimento socialmente responsável 15
United Nations Environment Programme 18
Fundos Socialmente Responsáveis em Portugal 20
Luso Carbon Fund 20
New Energy Fund 20
Fundo Floresta Atlântica 21
Conclusão: 22
Bibliográfia 23

Introdução
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da cadeira de Gestão de cadeira do Mestrado de Finanças dafaculdade de Economia da Universidade do Porto.
A escolha do tema: “Os fundos Socialmente Responsáveis” , deveu-se ao facto de este tipo de activo financeiro ser cada vez mais popular e cada vez mais alvo de da análise e de atenção dos académicos.
Neste sentido começamos por fazer uma breve revisão teórica sobre a temática dos fundos de investimentos apresentando a definição, as vantagens queestes instrumento oferecm paraos agentes económicos que neles investem e um pequena esposição de quais as diferentes tipos de fundos que existem. Por último viramos a nossa atenção apenas para os fundos socialmente responsáveis e apresentamos 3 exemplares nacionais.

Fundos de Investimento
Hoje em dia o termo fundo de investimento é cada vez mais prenunciado por agentes económicos sejam elesprofissionais que desenvolvam a sua actividade profissional na área da economia e das finanças ou então simples investidor que desejam aplicar as suas poupanças. De tal modo, que no último quarto de século os fundos de investimento tornaram-se num dos instrumentos financeiros mais populares nos país desenvolvidos e no activo onde mais pessoas investem no EUA.
Desse modo, uma questão impõem-se: a quese refere um agente económico quando fala em fundos de investimentos? Neste trabalho pretendemos elucidar o leitor a cerca da temática sobre os fundos de investimento e em especial os fundos socialmente responsáveis, que são um dos tipos de fundos de investimento que nos últimos anos muito se tem falado e muito bons resultados tem apresentado.
O que são?
Os fundos de investimentos podem servistos, essencialmente, como carteiras de activos financeiros (acções e/ou obrigações) ou de outros activos (imobiliários, por exemplo), com um modelo estruturado de gestão, dirigido a garantir, a qualidade, transparência e independência das estratégias e decisões de investimentos nelas reflectidas, e financiados por capitais próprios dos investidores neles participantes. (Marques, )
De umaperspectiva muito rudimentar, os fundos de investimento podem ser vistos como uma empresa que reúne as poupanças de um vasto conjunto de investidores adquirindo assim capacidade em investir num alargado conjunto em activos que de forma isolada qualquer um dos investidores muito dificilmente conseguiram o fazer.
Nota importante a reter a respeito dos fundos é que estes são patrimónios autónomos pelo quenão sepodem confundir com as entidades que os gerem.Os detentores desse património são os investidores que nele investem a suas poupanças.
Estes patrimónios adquirem ou perdem valor a partir dos ganhos acumulados nos activos que os constituem e dos rendimentos recebidos a partir dos mesmos. Já os investidores que participam no fundo poderão obter rendimentos destes se verificar-se o pagamento dedividendos de acções ou juros de obrigações que são pagos aos investidores quase na totalidade ou então através de mais-valias fruto da alienação por parte do investidor da totalidade ou parte da sua participação no fundo.
Vantagens dos Fundos de Investimento
Estes veículos de investimento oferecem aos investidores as seguintes vantagens:
1. Gestão profissional e independente. A maioria dos...
tracking img