Os fundamentos do serviço social na contemporâneidade

Os fundamentos do Serviço Social na contemporaneidade

Maria Carmelita YazbekAPRESENTAÇÃO

Este texto coloca em questão os fundamentos históricos e teórico/metodológicos do Serviço Socialbrasileiro na contemporaneidade, particularizando as décadas de 80, 90 e os primeiros anos do século XXI. Algumas referências acerca do Serviço Social latino-americano também serão apresentadas. Partedo pressuposto de que a profissão e o conhecimento que a ilumina, se explicam no movimento histórico da sociedade. Sociedade que é produto de relações sociais, de ações recíprocas dos homens entresi, no complexo processo de reprodução social da vida. O mundo social é um mundo de relações.
São múltiplas as mediações que constituem o tecido de relações sociais que envolvem esse processo deprodução e reprodução social da vida em suas expressões materiais e espirituais. Essas relações que constituem a sociabilidade humana, implicam âmbitos diferenciados e uma trama que envolve o social, opolítico, o econômico, o cultural, o religioso, as questões de gênero, a idade, a etnia etc. Dimensões com as quais se defronta cotidianamente o Serviço Social e em relação às quais se posiciona querdo ponto de vista explicativo quer do interventivo, considerados nesta abordagem como dimensões de uma mesma totalidade.
A análise dos principais fundamentos que configuram o processo através do quala profissão busca explicar e intervir sobre a realidade, definindo sua direção social, constitui o principal objetivo deste texto. É necessário assinalar que essa análise das principais tendênciashistóricas e teórico metodológicas da profissão, sobretudo nas três últimas décadas não é tarefa fácil ou simples, pois exige o conhecimento do processo histórico de constituição das principais...