Os filhos que mandam nos pais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Podemos nos perguntar: Como uma criança pequena, fofinha e ingénua se torna um tirano? A receita é simples: - Realize todos os seus desejos, - Não ensine o respeito ao próximo, - Deixe que ela pense que o mundo gira ao seu redor, - Faça tudo no lugar dela e por ela, - Diga sempre sim, - A sua palavra (dos pais) é a última que conta, dentre outras coisinhas mais...

As crianças que mandam nospais, geralmente são um reflexo de um modelo familiar onde os pais giram em volta dos filhos. Não falo de pais amáveis, carinhosos ou dedicados, falos dos pais que não sabem diferenciar amor de educação. Como diz o titulo do livro do Pedagogo Içami Tiba: “Quem ama, educa!” Essa é uma verdade no contexto da educação de filhos - sem educação, o amor torna-se destrutivo na vida de uma criança.Muitos pais não conseguem estabelecer limites saudáveis para seus filhos, pois são frutos de uma educação marcada pela austeridade e pelo autoritarismo. Pensam que se permitirem tudo aos filhos, estarão estabelecendo uma relação afetuosa. Mas esquecem de uma coisa, que a permissividade, a incapacidade para dizer não ou os sentimentos de culpa associados a não definição de limites, são tão ou maisnocivos do que o autoritarismo, pois uma criança que cresce sem limites não tolera a espera, é incapaz de adiar a satisfação, não gosta de se sentir frustrada e não entende porque as coisas não estão funcionando como desejam. É muito provável que estas crianças tenham implicações severas para a sua socialização. Mesmo porque outros adultos e crianças com quem conviverá a partir do momento em queestiverem na escola, não estarão a altura das suas expectativas ou dos padrões a que está habituada. Por exemplo: Em casa, o pai é capaz de não assistir ao seu jornal predileto, porque o filho quer que ele brinque de futebol pela 100.ª vez.

A dificuldade em dizer não e estabelecer limites, muitas vezes estão diretamente relacionados ao sentimento de culpa. Pais que passam o dia todo fora paratrabalhar, sentem dificuldade em dizer não às vontades dos filhos. Com isso, os desejos das crianças transformam-se facilmente em leis a que os adultos da casa se submetem praticamente sem contestar.
Então o que devemos fazer é dizer sempre não aos nossos filhos para que eles não se tornem mandões? – É claro que não! O bom senso, com muito amor, paciência, dedicação e uma pitada de disciplina é areceita do sucesso.

É nosso dever educar. É nossa obrigação estabelecer limites saudáveis. É nossa função instruir nossos filhos em um caminho de integridade e humanidade. E a melhor maneira de conseguirmos isso é sendo um modelo a seguir. Caso você diga ao seu filho para não mentir, e, ao tocar o telefone você é o primeiro a dizer: “se for para mim, diga que não estou”, tudo irá por água abaixo...Filhos que mandam em seus pais: o declínio da autoridade nas famílias contemporâneas
Carolina de Souza Rodrigues Torres [CarolinaTorres]
17/6/09

Resumo

O objetivo deste trabalho é de caráter teórico, visando aprofundar o estudo e a reflexão do que chamei de declínio da autoridade na família contemporânea.

Para tanto, esta monografia se baseia em obras acadêmico-teóricasescritas dentro da linha psicanalítica para embasar o pensamento sobre o qual as reflexões serão feitas. A obra de Freud está presente nos textos de praticamente todos os autores e sua obra está contemplada através destes como elemento principal neste aprofundamento teórico.

Para a análise do tema, me utilizei prioritariamente de três obras: “A família em desordem” de ElizabethRoudinesco, “A cultura do narcisismo” de Christopher Lasch e “Entre o passado e o futuro” de Hanna Arendt.

Por se tratar de um tema abrangente, a divisão em capítulos me pareceu importante para um afunilamento das análises que estavam inicialmente muito entrelaçadas. Os temas “novas configurações familiares”, “declínio da autoridade” e “papel dado à escola” foram escolhidos por serem...
tracking img