Os fenomenos linguisticos e suas influências na sociedade brasileira:

Páginas: 9 (2171 palavras) Publicado: 5 de março de 2011
OS FENOMENOS LINGUISTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA:

Orientadora: Profª. Gláucia da Silva Lobo

RESUMO:

PALAVRAS-CHAVE: Brasil – linguística - rotacismo – dialeto – preconceito.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS
.......................................................

____________________________________________________
* Alunos formandos do Curso de Letras – polo de PraiaGrande RA: ............

Introdução
Há alguns anos, a variação lingüística não existia como tema de ensino para a maioria dos professores de Língua Portuguesa e o principal papel da escola era “enquadrar” os alunos em um modelo idealizado de “língua certa”.

Hoje a grande aceitação das variantes linguísticas populares, ainda é vista como uma degeneração da língua portuguesa onde os maisalarmistas arriscam a dizer que a língua está fadada ao fracasso e a morte certa.

Neste estudo observamos que esta é uma idéia equivocada e que o português está mais vivo do que nunca. Uma língua rica, variada e maleável, tolerante aos regionalismos e às novas denominações advindas da modernidade.

A Linguística
Desde os tempos mais primitivos, o homem busca a dominação do mundo e, é fatoque isto não se é conseguido através da força, mas sim através do conhecimento, e este, o leva à procura incessante por explicações para tudo que existe.





A linguagem, por exemplo, é algo próprio do ser humano e de suma necessidade para a sobrevivência de sua espécie. Assim conforme evoluímos, nossa língua também sofre consequências desta transformação.

Na Grécia antiga, ospensadores levantavam os primeiros questionamentos pertinentes à lingua: as palavras, tinham de fato, semelhança com as coisas, ou eram somente convencionadas? Já os antigos hindus com uma finalidade religiosa, iniciaram estudos pioneiros sobre a linguagem. Porém, a reflexão mais relevante, veio na Idade Média com os modistae, que procuravam estabelecer regras para estudo e compreensão da língua.Assim, no campo das Ciências Humanas, a Linguística como estudo científico surge no início do século XX em meio a muitas controvérsias, pois diferentemente da gramática normativa, que dita regras e normas do uso correto da língua, a Linguística estuda as mudanças que levam a evolução de uma língua.

Neste contexto, o filólogo alemão Franz Bopp, observou uma grande semelhança entre certaslínguas e concluiu com isto que descendiam da mesma família, as quais chamou de indo-européias. Seus estudos comparativos demonstraram que uma língua originou as diversas existentes. Ex.: “sol” e “sor”. O “L” se transforma em “R”, mas nunca em “P”.

Porém é Ferdinand Saussure que efetivamente organiza esta ciência, dividindo o estudo da linguagem em quatro disciplinas: a fonologia (unidadessonoras), a morfologia (forma das palavras), a sintaxe (estrutura das palavras) e a semântica (significado), evidenciando assim a separação entre língua e fala.

Já em meados da década de 50, o americano Noan Chomsky, surge para criticar a ação classificatória e distribucionista, propondo uma gramática dirigida à sintaxe a qual explicaria a linguagem

A Língua Portuguesa

A língua portuguesa,desenvolveu-se na costa oeste da Península Ibérica. A partir de 218 a.C., com a invasão romana da península, e até o século IX, a língua falada na região é o romance, uma variante do latim que constitui um estágio intermediário entre o latim vulgar e as línguas latinas modernas (português, castelhano, francês, etc.).

Ao longo dos séculos, a língua portuguesa fez-se presente em várias regiões daÁsia, África e América, sofrendo influências locais. Durante o Renascimento, aumentou significativamente o número de italianismos e palavras eruditas de derivação grega, tornando o português mais complexo.

No Brasil, a língua portuguesa foi trazida no século XVI através do descobrimento por parte de Portugal. Nesta época, os indígenas apresentaram grande resistência à imposição da língua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qual a influência do Iluminismo na Sociedade Brasileira
  • A Influência do Futebol na Sociedade Brasileira
  • A influência do eurocentrismo na sociedade brasileira
  • O fenômeno da Indústria Cultural e a sociedade Brasileira
  • A influência da língua inglesa na sociedade brasileira
  • A influência do espanhol na cultura e sociedade brasileira
  • Fenômenos línguisticos: o que as placas revelam sobre o funcionamento línguistico da língua portuguesa...
  • As variantes lingüísticas, a oralidade e o preconceito lingüístico na sociedade brasileira “o preconceito...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!