Os fatores que geram crescimento nas empresas de serviços no âmbito nacional.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem o intuito de fazer uma revisão bibliográfica para responder a seguinte pergunta: Os fatores que geram crescimento nas empresas de serviços no âmbito nacional.
Utilizamos sites do governo, jornais que são referencias na área de economia bem como livros das áreas afins.

PIB

Segundo Troster (2002), Produto Interno Bruto é definido como a soma do valordos bens, serviços e produtos produzidos em um Pais ,em um período de tempo determinado.
O Presidente da Confederação Nacional de Serviços (CNS) confirma que a participação do Setor de Serviços vem crescendo nos últimos 20 anos, e que em 2012 o Setor de Serviço corresponde a maios ou menos 68% do PIB. A tendência para esse setor é só crescimento, o IPEA estima que em 2036 o índice fique porvolta de 82%.
A tabela 1 nos mostra a evolução do PIB de 2002 a 2012 , a participação do Setor de Serviço vem aumentando gradativamente, já a Industria vem perdendo espaço como demonstra o gráfico. O próprio Jornal Brasil Econômico em 25/09/2012 divulgou que a indústria não tem tido grandes inovações fazendo com que esse espaço seja preenchido pelo Setor de Serviços, o câmbio atinge também aindústria diretamente , o que tem-se visto é uma corrida para muitas industrias implementarem o Serviços em seus produtos , casos como a IBM deixam essa relação muito nítida.

O Setor de Serviços tem desempenhado um papel tão importante que países como a China já tem olhado o setor com outros olhos, segundo Jornal Valor Econômico em 11/07/2012, A China estuda um crescimento de 15%, nos próximos cincoanos, do setor em relação ao PIB.
A ilegalidade de alguns serviços ainda prejudica o Setor, pois a informalidade se torna responsável pelos dados não serem tão precisos. De qualquer forma a estimativa é totalmente positiva e muitas empresas tem agregado dentro do seu portfólio serviços diferenciados para manter seus clientes e prospectar novos.http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2093
http://semef.manaus.am.gov.br/receita/servicos-ja-respondem-por-674-do-pib-brasileiro/
http://www.cnservicos.org.br/documentos/economia/001/Setorial_PIB_Segmentacao.pdf
http://www.cnservicos.org.br/documentos/noticias/073/Valor%20Economico%2011_07.pdfhttp://www.cnservicos.org.br/documentos/noticias/079/Artigo%20Sr.%20Luigi%20Nese%20-%20Brasil%20Economico0001.pdf
http://www.cnservicos.org.br/

EMPREGOS
Outro índice analisado nessa pesquisa bibliográfica foi o de empregos. O índice tem relação direta com PIB, pois quanto mais pessoas trabalhando, mais pessoas comprando, mais o mercado gira,mais renda nas ruas.Os dados coletados na tabela 2 , mostram a evolução no setor Terciário.

Mesmo falando em crises Mundiais , o Setor tem conseguidoperformar números positivos. A Nova Classe Média , já gasta mais com serviços do que com bens de consumo , relata o estudo do Instituto Data Popular desse ano. Há 9 anos atrás os gastos cm serviços e produtos eram praticamente os mesmos no que tange ao percentual, esse índice hoje já ultrapassa os 54%, ou seja, a Classe C desembolsa mais em serviços do que em produtos. Os serviços com maiorcrescimento são: manutenção do lar , mensalidade escolar e viagens.
Em outubro de 2012 a CNS, Confederação Nacional De Serviços, informa a liderança do Setor de Serviços nas vagas de trabalho Para que se possa suprir e abocanhar esse mercado muitas vagas de trabalho são criadas, é um Setor que se auto-alimenta, pois através da procura ele gera a sua própria demanda da e vice e versa.
Os dadoscoletados ate Julho de 2012 pelo CAGED , Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, intensificam o que se esperava quanto a empregabilidade no setor terciário, Setor de Serviços. Um dos fatos destacados para impulsionar o Setor foi que antigamente as empresas estavam acostumados com um modelo de verticalização, onde seus processos eram todos feitos internamente. Hoje as empresas concentram sua...
tracking img