Os fatores ecobióticos

4512 palavras 19 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Faculdade de Formação de Professores
Departamento de Geografia
Disciplina: Biogeografia
Professora: Heloísa Helena Gomes Coe
Aluna: Bruna Letícia da Silva Costa

FICHAMENTO 4

“ O termo ECOLOGIA foi proposto por Haeckel para designar as relações que se estabelecem entre uma espécie de ser vivo e o meio que o cerca ’’. ( p.51 )
“ Já se advinha daí a importância da Ecologia no estudo da Biogeografia ’’. ( p.51 )
“ A Ecologia abrange dois grandes ramos, a saber: l ) a Ecobiose
- Ser vivo versus meio físico. A ecobiose estuda a luz, a temperatura, a água, a pressão, o substrato, as substâncias químicas, etc. l ) a Alebiose
- Ser vivo versus ser vivo ’’. ( p.51 )
“ Para cada ser vivo, seja animal, seja vegetal, seja mesmo micróbio, existe um “habitat’’ dentro de um intervalo de um mínimo e um máximo de condições indispensáveis à vida. Neste intervalo, tanto o indivíduo encontra o “quantum satis’’ para sua vivência ( funções fundamentais relacionadas com a nutrição ) como a espécie para a sua perpetuação no tempo e no espaço ( funções específicas de reprodução ) ’’. ( p.51 )
“ Vejamos dois exemplos disso.
Os animais que vivem nos abismos oceânicos estão sob condições físicas particularíssimas. A temperatura é constante e bem baixa. A luz solar não atinge estas regiões. São ausentes as correntes marinhas. Tais animais suportam tremendas pressões. E como aí não chega a luz solar, não há mesmo possibilidade de vida vegetal. Daí serem eles eminentemente carnívoros. Apresentam um achatamento muito pronunciado. As formas fixas têm olhos atrofiados enquanto que as livres e pelágicas são fosforescentes e apresentam olhos muito desenvolvidos .
No reino das plantas, exemplo elucidativo aparece entre os vegetais de ambientes áridos – os vegetais xerófitos. Suas raízes são muito desenvolvidas a fim de captarem a água oculta nas camadas mais intensas do solo. As folhas têm a superfície reduzida com

Relacionados

  • CARACTERISTICAS BIOGEOGRÁFICAS DA ILHA DE CURUPU, RAPOSA-MA
    3112 palavras | 13 páginas
  • Monografia
    23884 palavras | 96 páginas