Os fatores condicionantes da mortalidade das pequenas e microempresas no estado de são paulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A presença das micro e pequenas empresas no contexto socioeconômico de um país é muito importante, pois, essas empresas proporcionam uma energia vital para a economia.


De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE (2004, p.5).


“as MPE´s têm importante papel na estabilidade e mobilidade social, atuando comoum “colchão” entre as tecnologias e estratégias de terceirização adotadas pelas grandes empresas e a necessidade dos cidadãos buscarem no trabalho sua ocupação, renda, cidadania e auto-estima”



Apesar do panorama positivamente expansionista das micro e pequenas empresas no Brasil, há ainda uma taxa de mortalidade elevada dos pequenos empreendimentos, principalmente nos seus primeirosanos de vida. Neste sentido, maiores esforços são necessários para a manutenção das micro e pequenas empresas no mercado, pois é significativa a sua contribuição, especialmente no que diz respeito a uma maior distribuição de renda (LABES & RODRIGUES, 1999).


Desta forma, a fim de contextualizar a discussão sobre a mortalidade das micro e pequenas empresas (MPE´s), este estudo tem comoobjetivo identificar os fatores que conduzem a mortalidade precoce das MPE´s.


Sendo assim, como questão central a ser resolvida ao longo desse estudo, e de pesquisas que serão realizadas, este projeto se propõe a entender ou diagnosticar os motivos que leva a mortalidade das micro e pequenas empresas: a falta de planejamento do empreendedor ou a falta de apoio do governo.Ressaltando que a importância desse grupo de empresas para o cenário empresarial foi descrita por Longernecker, Moore e Petty (1997), ao afirmarem que a pequena organização industrial como parte da comunidade empresarial contribuem para o bem-estar econômico da nação. E que por sua vez sofrem com diversas dificuldades caracterizando a mortalidade precoce.


E para se obter o exposto acima estetrabalho traz uma revisão bibliográfica de artigos que discorrem sobre problemas pertinentes de caráter exploratório, o qual, segundo Selltiz et al. (1974, p. 60), além de ter “como objetivos a formulação de uma problema para investigação mais exata ou para a criação de hipótese, pode ter outras funções: aumentar o conhecimento do pesquisador acerca do fenômeno...; esclarecimentos de conceitos”A proposta do trabalho é reunir, a partir de pesquisa e da aplicação do método de estudo de caso, um conjunto de elementos que permitam mostrar o motivo pelo qual existe uma grande mortalidade, das micro e pequenas empresas no Estado de São Paulo.


JUSTIFICATIVA


Este estudo sobre a mortalidade das MPE’s se justifica pela representatividade do índice de mortalidade dasempresas, que é de 27% para as empresas com até um ano de existência; de 37% para as empresas com até dois anos de existência; de 46% para as empresas com até três anos de existência; de 50% para as empresas com até quatro anos de existência; 62% para empresas com mais de cinco anos e 64% encerram suas atividades antes de completar seis anos de atividade, desta forma a presente pesquisa teve porfinalidade identificar e buscar a explicação das causas deste problema. (SEBRAE, 2008).






ESTRUTURA DO TRABALHO


Este trabalho está estruturado em 5 capítulos relacionados de forma a compreender cada um deles abordando uma revisão conceitual e um levantamento de várias abordagens sobre a perspectiva de diversos autores, para dar um embasamento teórico a fim de entender melhor opropósito do mesmo.


O primeiro capitulo, traz o conceito de Micro e Pequena Empresa (MPE), e sua importância sócio-econômica.


O capítulo dois discorrerá sobre empreendedorismo, as principais características de um empreendedor, o perfil do micro empresário, suas características e os fatores que levam a abertura de uma MPE’s.


O capítulo três descreverá as principais...
tracking img