Os estudos culturais e o curriculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS ESTUDOS CULTURAIS E O CURRÍCULO

De acordo com os Estudos Culturais, o currículo é um artefato que expressa significados e é construído social e culturalmente a partir de relações de poder. SILVA (2004) evidencia que o currículo está relacionado diretamente com o conhecimento que se “pretende” ensinar a um grupo, e sendo assim, é parte integrante de uma estrutura simbólica que contribuipara a construção de significados, ou seja, ao produzir significados se torna, provavelmente, o principal instrumento para que se dê a construção da identidade da escola.
Estudos Culturais é um campo interdisciplinar, onde o eixo principal de pesquisa são as relações entre a cultura contemporânea e a sociedade, sendo assim, eles tratam principalmente dos produtos da cultura popular. O pontoprincipal de partida são as estruturas de poder, desestabilizando-as e deslocando o sentido de tradição elitista para as praticas cotidianas. ESCOSTEGUY (2006, p. 146), argumenta que “os Estudos Culturais compreendem os produtos culturais como agentes da reprodução social, acentuando sua natureza complexa, dinâmica e ativa na construção da hegemonia”, portanto, não existe um “confronto” entre asdiferentes culturas e sim um “intercambio” entre elas.
A trajetória deste campo de estudos está calcada em alguns movimentos sociais de reivindicação que surgiram em 1964 no centro de estudos contemporâneos na universidade de Birminggham, na Inglaterra, que teve como impulso inicial a analise da critica de obras literárias e nos estudos de formas de subculturas britânicas.
Trabalhadoetnograficamente, o interesse dos Estudos Culturais incide nos valores e sentidos vividos por grupos marginalizados e oprimidos da época, pela cultura popular ou baixa cultura. Sendo assim, o estudo etnográfico reforça a importância dos modos pelos quais os atores sociais definem as condições em que vivem e lutam por ela.
Os Estudos Culturais Compreendem os produtos culturais como agentes da reproduçãosocial, acentuando sua natureza complexa, dinâmica e ativa na construção da hegemonia, porém, discordam da afirmativa de que os meios de comunicação são simples instrumentos de manipulação e controle.
Um dos objetivos dos Estudos Culturais é o de apresentar uma proposta acadêmica de critica cultural, rompendo com a antropologia e numa concepção mais política e engajada (GUSMÃO, 2008). Assim,os Estudos Culturais se aproveitam de quaisquer campos que forem necessários para produzir conhecimento exigido por um projeto particular, algumas das principais categorias da pesquisa atual dizem respeito a(o): Gênero e sexualidade, nacionalidade e identidade nacional, colonialismo e pó-colonialismo, raça e etnia, cultura popular e seus públicos, ciência e ecologia, política de identidade,pedagogia, instituições culturais, política da disciplinaridade, discurso e textualidade, história e cultura global numa era pós-moderna. Há de se enfatizar que essa lista não pode e nem deve limitar os tópicos dos quais os Estudos Culturais possam estudar no futuro.
Enfim, podemos definir os Estudos Culturais como “um meio de examinar práticas culturais do ponto de vista de seu envolvimento com,e no interior de, relações de poder” (NELSON et all, 1995). Neste meio rejeita-se definições como alta cultura e afirmam que todas as formas de produção cultural precisam ser estudadas, sendo que os Estudos Culturais se comprometem com o estudo de todas as manifestações de artes, crenças e instituições de uma sociedade.
Uma das preocupações fundamentais dos Estudos Culturais é a noção detransformação social e cultural e como estudá-la, essas forças tem produzido importantes deslocamentos e lutas sociais, políticas e culturais (NELSON et al, 1995).
Através dos Estudos Culturais, compreende-se que o processo de colonização e as relações de poder são as causas do monoculturalismo do currículo, assim um currículo aberto a novas culturas e novos saberes deve criar condições para...
tracking img