Os estados unidos no século xix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Por: Estéfany Harumi


SUMÁRIO

1. Introdução
2. A conquista do Oeste
3. Acordos, guerra e ouro
4. Índios: para o governo, eles não eram cidadãos
5. A Guerra Civil norte-americana
6. Cidadania x racismo
7. Prosperidade e intervencionismo
8. O imperialismo
9. Conclusão
10. Fontes



1. INTRODUÇÃO

Durante o século XIX, as terras do Oeste norte-americano foram alvo de disputasviolentas entre os imigrantes vindos do Leste e os povos indígenas.


2. A CONQUISTA DO OESTE

Depois de vencerem a guerra pela independência contra a Inglaterra, os estadunidenses elegeram George Washington como seu primeiro presidente (1789-1797). O presidente Washington empenhou-se em apoiar a agricultura e a indústria, abaladas pelos longos anos de guerra, e incentivou também a conquistado Oeste, ou seja, a expansão territorial para além dos montes Apalaches.
A Marcha para o Oeste foi motivada pela crença no destino manifesto – ideia segundo a qual os norte-americanos haviam sido escolhidos por Deus para expandir-se pelas terras do continente americano, levando consigo a civilização –, pela busca de terras férteis e pelo crescimento da população norte-americana. Entre 1820 e1930, cerca de 62 bilhões de europeus deixaram seu país de origem; desses, perto de 42 milhões foram para os Estados Unidos.
Nativos e imigrantes iniciaram a Marcha para o Oeste (do litoral para o interior dos Estados Unidos) em pequenos navios pelos rios Mississippi e Missouri, ou em carroças.
O grande incentivo à Marcha para o Oeste se deu com a Lei de Terras (Homestead Act), de 1862, pelaqual o governo cedia, por apenas dez dólares, um lote de terra no Oeste a quem se dispusesse a cultivá-lo; para as pessoas em geral essa lei significou uma verdadeira reforma agrária, pois ampliou o número de pequenos e médios proprietários fazendo aumentar a oferta de alimentos a preços baixos e incentivando, assim, o desenvolvimento do país.


3. ACORDOS, GUERRA E OURO

Além das terrastomadas dos índios, a expansão territorial norte-americana se fez por meio da compra de terras, de acordos diplomáticos e da guerra contra o México.
Os Estados Unidos obtiveram a Louisiana por 5 milhões de dólares, em 1803; a Flórida, por 15 milhões de dólares, em 1819; e o Alasca, por 7,2 milhões de dólares, em 1867. Por acordo diplomático, conseguiram o Oregon, na costa do Pacífico. Usando a guerracomo arma, tomaram mais da metade do antigo território do México (1848). Os Estados Unidos ganharam, então, acesso ao Pacífico.
Por volta de 1850, descobriu-se o ouro na Califórnia e teve início uma “corrida do ouro” que acelerou ainda mais a Marcha para o Oeste. A corrida do ouro e as necessidades criadas pela rápida industrialização do Leste estimularam a construção de ferrovias ligando oLeste ao Oeste. Com as ferrovias, agilizou-se o transporte de matérias-primas e alimentos, como milho e trigo, e os pioneiros passaram a ir para o Oeste de trem. Lá chegando, dedicavam-se à agricultura ou iam morar nos povoados que iam surgindo.


4. ÍNDIOS: PARA O GOVERNO, ELES NÃO ERAM CIDADÃOS

Nos Estados Unidos do século XIX, um imigrante europeu naturalizado era, por ser branco,considerado cidadão norte-americano; um Cheyene ou um Sioux, cujos bisavós já viviam naquelas terras havia séculos, era visto como um estorvo. Os soldados do Exército promoviam verdadeiros massacres de indígenas. As empresas de construção de estradas de ferro pagavam atiradores para matarem bisões, alegando que “atrapalhavam o caminho” (a matança de bisões, principal fonte de subsistência de vários povosindígenas, espalhava a fome entre eles);o governo dos Estados Unidos desrespeitava os tratados de paz que ele próprio celebrava com os indígenas.
Os povos indígenas, por sua vez, resistiram à invasão de suas terras das mais variadas formas e só foram vencidos depois de décadas de luta.
Com a “conquista do Oeste”, muitos povos indígenas simplesmente desapareciam. Outros foram expulsos de suas...
tracking img