Os estágios do desenvolvimento infantil, segundo piaget

RESUMO

Piaget acreditava que o que distingue o ser humano de outros animais é a sua capacidade de ter um pensamento simbólico e abstrato, acreditava que a maturação biológica estabelece aspré-condições para o desenvolvimento cognitivo. Sua teoria nos mostra que o individuo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo, ou seja, não se recebe um novo conhecimento semque o organismo já tenha um conhecimento anterior. Piaget nos mostra que o desenvolvimento humano inicia-se no período pré-uterino e vai até os 11 ou 12 anos de idade, evoluindo e passando porestágios.


Palavras-chave: Jean Piaget. Desenvolvimento Cognitivo. Estágio Pré-Operatório.

1 INTRODUÇÃO

Neste presente trabalhoacadêmico será abordado à teoria do desenvolvimento cognitivo humano, segundo Jean Piaget. Abordarei os estágios do desenvolvimento infantil com uma ênfase maior no estágio pré-operatório. Onde Piagetapresenta dois subestágios que são: o período pré-conceitual e o período intuitivo.

2 A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE JEAN PIAGET

Desde muito cedo Jean Piaget demonstrou sua capacidade deobservação. Formado em Biologia se interessou a estudar o desenvolvimento cognitivo dos seres humanos. As teorias de Jean Piaget tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência humana. Daí o nome dado asua ciência Epistemologia Genética que é entendida como o estudo do mecanismo da inteligência.

Piaget divide os estágios de desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidadesdo pensamento e a uma adaptação ao mundo exterior como toda adaptação biológica. Este pesquisador também baseou suas observações nas condutas de seus próprios filhos, quando eram bem pequenos.

Aconstrução da inteligência dá-se, portanto em etapas sucessivas com complexidades crescentes, ou seja, são sequências uma das outras. A isto Piaget chamou de “Construtivismo seqüencial”.

A...