Os Espectaculos - Tertuliano (Fichamento)

2900 palavras 12 páginas
Kleyton Andrade Paiva

SER GLADIADOR EM ROMA NOS SÉCULOS I E II d.C.

Fichamento da fonte Os Espectáculos de Tertuliano, apresentado como avaliação da disciplina Trabalho Monográfico Orientado I do curso de licenciatura em História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Orientadora: Profª. Drª. Márcia Santos Lemos

Vitória da conquista
2012
FONTE TEXTUAL UTILIZADA PARA FICHAMENTO:

TERTULIANO. Os espectáculos. Tradução de Fernando Melro e João Maia. Lisboa – São Paulo: Verbo, 1974.

Os Espectáculos Não agrada a Deus Ficha n.º 1

Livro 2, Cap. VIII P.88 – Aí está o homicídio perpetrado com ferro, com veneno, com sacrilégios: o ferro é tanto de Deus como as ervas ou os anjos. Porventura os criou para matarem o homem? O certo é que objurga com um só e principal preceito toda a sorte de homicídio: - Não matarás.

Livro 3, Cap. II P.89 – De certo que não encontramos lá, pelo modo como está exarado: - Não matarás, não prestarás culto aos ídolos, não cometerás adultério, não enganarás o próximo - assim aberta e formalmente: não irás ao circo, nem ao teatro, nem às competições, não irás ver os jogos.

Livro 20, Cap. I P.111 – Quão vã portanto e sem fundamento é a argumentação daqueles que, por certo devido ao titubeio – vou, não vou – de perder o prazer que se lhes antolha avançam que não há menção nenhuma especial nas escrituras, um inciso, que expressamente proíba um servo de Deus de freqüentar tais adjuntos?

Livro 20, Cap. III P.111 – E por isso mesmo é que é bom que lá não vamos, para não sermos vistos por quem vê tudo.

Livro 24, Cap. I P.115 – Que novas provas aduziremos para provar que nada do que diz respeito aos espectáculos públicos agrada a Deus? E o que não agrada a Deus como pode assentar bem

Relacionados