Os entraves da leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A influência da postura discente na recepção da leitura e da interpretação textual

*Maria Júlia Honorato

Apresentação

A pratica da leitura é um dos fatores que propiciam o desenvolvimento intelectual das pessoas;Porém infelizmente ainda vivemos em um país de poucos leitores e, a cada dia percebemos a necessidade de deste hábito na vida das pessoas.
Pretende-se por meio deste artigoanalisar as razões sociais e pedagógicas de algumas dificuldades de compreender e interpretar textos por parte dos alunos tendo como foco a avaliação negativa em Língua Portuguesa em muitas escolas.Quanto mais nos voltamos para o campo da pesquisa sobre essa temática sempre existirá possibilidades para o avanço sobre essa questão.

O processo de ensino aprendizagem da leitura é sem duvida, muitoinstigante e desafiador, tanto para o aluno como para o professor.
Adquirir a capacidade de ler significa sobretudo a condição de compreender um mundo que vai se mostrando cada vez maior e mais surpreendente. São nessas descobertas que alguns alunos apresentam mais dificuldades do que os outros através de observações tenho percebido que a maioria dos alunos ainda não têm consciência daimportância, da necessidade da leitura em seu processo de aprendizagem, isto é, na maioria das vezes lêem por obrigação, lêem somente o que lhe é determinado, sem dar à leitura seu valor real, sem perceber a necessidade de ler; ler para buscar informações, conhecimentos, para enriquecer seu vocabulário, para visualizar palavras e perceber sua ortografia.
Esse desconhecimento sobre a importância e anecessidade da leitura torna-se um entrave no processo de desenvolvimento do aluno, uma vez que ele não a vê como algo prazeroso, não se sente motivado a ler diariamente e espontaneamente, deixando para trás chances de vivenciar ricas experiências de enriquecimento.
Diante disso percebemos que, o domínio instrumental da leitura é necessário para garantir ao aluno autonomia no contato com o texto comofonte de lazer e enriquecimento.
. Formar leitores competentes e criticos faz o processo de emancipação de um país, e o ato da leitura e da escrita conduz a um processo de aprender, de conhecer, de apreender novos significados que ajuda aos educandos a viverem com mais plenitude. Um dos primeiros passos nesse sentido é a oferta de uma educação que esteja próxima à realidade de cada educando, quesuscite sugestões e ações significativas para a sua vida.

O professor precisa reconhecer e valorizar a diversidade cultural dos alunos, superar discriminações, trabalhar a auto-estima consciente de que poderá estar revertendo um dos mais fortes mecanismos de exclusão social, a marginalização pela negação do direito ao domínio da cultura escrita, cumprindo assim uma tarefa essencial para apromoção da cidadania.
É comum uma criança ler um texto, podendo-se dizer que até de maneira correta (pronúncia, pontuação…), mas, se for solicitada para contar ou falar sobre o texto, não sabe explicar ou afirma que não compreendeu. Na verdade, essa criança não leu, pois ler não é decifrar, como um jogo de adivinhações,é compreender o sentido de um texto.
A leitura e a compreensão é a realização doobjetivo da escrita. Quem escreve, escreve para ser lido. Às vezes, ler é um processo de descoberta, como a busca do saber científico. Outras vezes requer um trabalho paciente, perseverante, desafiador. A leitura pode também ser superficial, sem grandes pretensões, uma atividade lúdica. É uma atividade profundamente individual.
Ao contrário da escrita, que é uma atividade de exteriorizar opensamento, a leitura é uma atividade de assimilação de conhecimento, de interiorização, de reflexão. Por isso, a escola que não lê muito para os seus alunos e não lhes dá a oportunidade de ler muito está fadada ao insucesso e não sabe aproveitar o melhor que tem para oferecer aos seus alunos.

Torna-se necessário ler, não simplesmente para extrair informações da escrita, decodificando-a, letra por...
tracking img