Os elevados crescentes niveis do subemprego e desemprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS ELEVADOS E CRESCENTES NÍVEIS DE SUBEMPREGO E DESEMPREGO




O subemprego e posterior desemprego nos países em desenvolvimento estão ligados a uma série de fatores como:

1) Ocrescimento exagerado da população
2) O excelente de mão-de-obra no Setor agrícola; e
3) A urbanização e industrialização crescente, porém não suficientes para ofertar o número de empregos desejadospor estas populações jovens e crescentes.
Este quadro tem-se agravado em muitos dos países em desenvolvimento. Na América latina, especialmente nos anos 80, além desses fatores, os países têm sofridograndes pressões derivadas dos problemas da dívida externa e da inflação elevada, que tem provocado um quadro recessivo e, consequentemente, agravado seus problemas de desemprego. E devemos aindadestacar que acima de 15% da força de trabalho urbana destes países está desempregada.
A maior parte dos paises em desenvolvimento apresenta desemprego em larga escala, embora seja de extremadificuldade mensurar, nestes países, o nível atual de subemprego e desemprego disfarçado. Por sua da natureza cíclica da produção agrícola ocorrem períodos de sobra e escassez de mão-de-obra que afetamas estimativas de desemprego. As informações quantitativas são difíceis de sem obtidas, mas existem evidências de que a proporção de desempregados nos países em desenvolvimento varia entre 8 e 35% deforça e trabalho. Somando-se desemprego e subemprego atingiríamos, aproximadamente, 30% do total da força de trabalho.









CONCLUSÕES

Concluindo, através desta apresentação dascaracterística comuns e das diferenças existentes nos países em desenvolvimento objetivamos enfatizar:
1º - a relatividade dos conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico;
2º - a externaheterogeneidade deste conjunto d países onde estão, por exemplo, Cingapura, Correia do Sul, Brasil e Nigéria, que se encontram em diferentes estágios em seus processos de crescimento e desenvolvimento...
tracking img