Os efeitos sociais do racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os efeitos sociais do racismo


Sem medo de errar é possível dizer que, no país, uma grande maioria de brasileiros, em que se inclui um enorme contingente de negros, vive em constante sofrimentomental, devido às precárias condições de vida.
O racismo institucionalizado é determinante no acesso diferenciado dos afro-descendentes aos equipamentos sociais e gera conflitos nas relaçõesinter-raciais, provocando desigualdades na forma de inserção dos grupos racialmente oprimidos, com impactos perversos em sua dinâmica psíquica. Nesse sentido, o inconsciente coletivo marcado pelo racismo émanifestado através dos preconceitos, estereótipo e discriminação, de toda natureza, é gerador de situações de violência física e simbólica, que produzem marcas psíquicas, ocasionam dificuldades edistorcem
sentimentos e percepções de si mesmo.
As atitudes racistas são incorporadas às estruturas sociais, incluindo instituições políticas, educacionais, de saúde e diferentes equipamentos doEstado, causando acesso e tratamentos desiguais, que, na maioria das vezes, são imperceptíveis ao conjunto da sociedade, mas são, quase sempre, considerados pelos negros como ato persecutório. Estando nocentro de uma dinâmica muito complexa, na qual se sentem ora perseguidos ora perseguidores, os negros vivem num estado de tensão emocional permanente, de angústia e de ansiedade, com rasgosmomentâneos dos distúrbios de conduta e do pensamento de baixo- estima, subsistência e à falta de perspectivas futuras os faz sentir culpa.
Essa situação causa diversos transtornos físicos e psíquicos àsvítimas, incluindo taquicardia, ansiedade, ataques de pânico, depressão, dificuldade de se abrir, ataques de raiva violenta e aparentemente não-provocada, depressão, alcoolismo, entre outros.
No entanto oaumento da pressão emocional determinado pela reestruturação do setor produtivo na vida moderna e a consequente diminuição do emprego, as precárias condições de vida, a discriminação racial,...
tracking img