Os efeitos fisiológicos dos esteroides anabolizantes

Páginas: 26 (6275 palavras) Publicado: 19 de maio de 2011
Introdução

Quando vencer é o mais importante, a maioria dos atletas somente se preocupam em superar seus rivais e serem vitoriosos na maioria das vezes, não importando os meios que utilizaram para atingir seus objetivos. Frequentemente não refletem a respeito do “natural” do “artificial”. Por exemplo, na antiga Grécia, na época das Olimpíadas, muitos campeões perderam sua glória por teringerido testículos de carneiro (principal origem de testosterona). Por outro lado, desde a antiguidade os africanos usam plantas para afastar a fadiga e o cansaço; bem como os noruegueses Vikings, acreditavam que comendo fungos se manteriam acordados e descansados para as suas batalhas e conquistas pelo alto mar (LISE; et al., 2002).
O uso dos esteróides anabólicos data de 1941, na Segunda GuerraMundial, serviu como apoio para que os soldados americanos enfrentassem a batalha com mais disposição, aliviar o cansaço, afastar a fadiga, além de promover um aumento da agressividade, necessária para enfrentar uma guerra. Seguiam juntamente com as botas, casacos, armas e alimento para os campos de batalha. O uso por atletas data de 1954, mas, somente em 1972, nos Jogos Olímpicos de Munique,passaram a fazer parte da lista de drogas proibidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
O uso de Esteroides Anabolizantes Androgênios (EAA) vem crescendo muito nos últimos anos, não somente entre atletas como também em pessoas que praticam atividades físicas, visando aumentar a massa e/ou força muscular, bem como para obter alterações estéticas (DA SILVA; et al, nov. 2002).
Porém, o usoindiscriminado dos anabolizantes vem causando sérios prejuízos à saúde das pessoas, principalmente de adolescentes e jovens que buscam o tão almejado “corpo perfeito” tão valorizado pela mídia e pela cultura contemporânea (LISE; et al, 1999).
Nos Estados Unidos da América, o uso crescente de anabolizantes artificiais com fins estéticos, é considerado como uma “Epidemia Silenciosa”. Pesquisas americanasrecentes mostraram que 7% dos jovens entre 15 e 18 anos, já foram ou são usuários de anabolizantes e que 9% dos que freqüentam as academias de ginásticas norte-americanas consomem regularmente esse tipo de substância. É a droga mais encontrada nos exames “antidoping” feitos pelo Comitê Olímpico Internacional (RIBEIRO; mar. 2001).
No Brasil, embora não tenha estudos concretos capazes dequantificar o uso dos EAA; a premissa de que o consumo cresce assustadoramente entre a população jovem brasileira, é verídica. E isso acontece porque não existe um controle eficaz das autoridades de saúde, bem como regulamentação destinada a normalizar o comércio desses medicamentos é insuficiente. Embora essas drogas venham com uma tarja na embalagem alertando que o produto deve ser usado com indicaçãomédica; aqui, na nossa nação, qualquer pessoa pode comprá-las sem receita em farmácias e academias, além do mercado negro. (LISE; et al, 1999).
Nos EUA, onde o controle é rigoroso, esses produtos são comercializados basicamente no mercado negro, que chega a movimentar quase US$ 1 bilhão por ano. Na França, na Dinamarca e em Portugal as pessoas surpreendidas com EAA sem prescrição médica pode serpresa (LISE; et al., 2002).
Não existe ilegalidade na receita e no uso de drogas anabolizantes para prescrição médica, visto que essas drogas somente são proibidas pela legislação do COI (Comitê Olímpico Internacional), e, portanto de uso ilegal apenas para atletas de competição. No entanto, as drogas mais prestigiadas por atletas não são as que estão disponíveis comercialmente. Essa situação éestimulada pelos “traficantes”, pessoas que obtém maiores lucros quando trabalham com produtos difíceis de serem encontrados e que freqüentemente são falsificados (LISE; et al., 1999).
As drogas falsificadas não produzem os efeitos pretendidos e, o que é muito pior, é produzido sem controle de higiene. Para aumentar o número de usuários, as pessoas que comercializam ilegalmente as drogas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Composição o e efeitos dos esteroides anabolizantes
  • Os efeitos dos esteroides anabolizantes
  • Esteróides anabolizantes: efeitos anabólicos e andrógenos
  • Esteroides e anabolizantes efeito em homens e mulheres
  • Efeitos colaterais sobre esteroides e anabolizantes
  • Esteróides anabolizantes
  • Esteróides anabolizantes
  • esteroides e anabolizantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!