Os efeitos da pobreza no desenvolvimento sócio emocional das crianças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os efeitos da pobreza no desenvolvimento sócio emocional das crianças

Eamon, M. K. (2001). The Effects of Poverty on Children’s Socioemotional Development: an Ecological Systems Analysis. Social Work, 46 (3), 256 – 266.







Introdução:
Este trabalho consiste na análise do artigo “The Effects of Poverty on Children’s Socioemotional Development: An Ecological Systems Analisys”,publicado na revista Social Work em Julho de 2001. O referido artigo procura explicar de que modo as circunstâncias provocadas pela privação de meios económicos influenciam o desenvolvimento sócio emocional das crianças. Para esta análise, o artigo utiliza o modelo de Brofenbrenner de nome processo-pessoa-contexto-tempo, para estabelecer uma relação entre a falta de recursos económicos e odesenvolvimento de problemas sócio emocionais.
É importante destacar que o conceito de pobreza tem vindo a alterar-se desde o ano de publicação do presente artigo (2001), pelo que as conclusões retiradas poderão ser hoje vistas de uma perspetiva diferente.

Teoria de Brofenbrenner:
A teoria de Brofenbrenner é, como afirma o artigo analisado ‘’ um modelo de sistemas ecológicos das acomodaçõesprogressivas individuais ao longo da vida para os ambientes em mudança em que se envolvem’’, ou seja, é o estudo das adaptações progressivas entre o sujeito e o contexto dos ambientes em que está inserido.
Neste modelo os ecossistemas estão distribuídos à volta do sujeito conforme os níveis de influência que as suas interações têm sobre ele.
O microssistema envolve o sujeito diretamente e dizrespeito, por exemplo às relações familiares. O mesossistema caracteriza-se pelas interações entre diferentes microssistemas em que o sujeito está inserido, por exemplo a comunidade escolar. O exossistema engloba os contextos em que o individuo não está inserido, mas cujas interações acabam por influencia-lo indiretamente, como é o caso do emprego dos pais. Quanto ao macrossistema, este é o maisdistante do indivíduo e diz respeito aos ambientes sócio económicos e culturais. Por último, temos o Cronossistema, que é diferente dos anteriores por ser um sistema cronológico que influencia o individuo e o ambiente que o rodeia.

Microssistemas:
O desenvolvimento das crianças é influenciado por vários microssistemas. Neste estudo apresentado serão abordados vários, como o ambiente familiar, osgrupos pares, a escola e as características das crianças.
No caso do ambiente familiar, surge uma teoria denominada de Stress Coping Theory, que defende que existem vários fatores que propiciam o stress, sendo que estes se dividem entre eventos da vida (life events) ou eventos/ situações mais crónicas (chronic strains). Os eventos da vida caracterizam-se pela necessidade de readaptação econsequente alteração de comportamentos, são situações pontuais, como por exemplo um acidente de viação que acaba por afetar negativamente toda a família. Os eventos crónicos embora obriguem também a um reajustamento, este é diário, sendo necessário lidar com situações distintas todos os dias, como numa situação de pobreza duradora em que diariamente é necessário gerir recursos para alcançar uma situaçãoeconómica minimamente razoável.
Relacionado com esta questão de pobreza e a forma como poderá afetar as relações familiares, surge um outro modelo, o Family Process Models. Este defende que os problemas económicos originam depressões nos cuidadores, situação que pode trazer consequências no bem-estar da criança (como uma má alimentação, a existência de uma disciplina mais rígida edescontrolada, etc.). Como resposta a estes problemas, Mc Leod e Shanahan sugerem uma melhor adaptação às dificuldades económicas por parte destas famílias, acabando por criar uma maior estabilidade no seio familiar.
Outro dos microssistemas, que poderia explicar a relação entre a pobreza e o desenvolvimento sócio emocional, é o grupo de pares. Neste tipo de relação, é visível muitas vezes uma exclusão ou...
tracking img