OS EDUCADORES DE CRECHE E O CONFLITO ENTRE CUIDAR E EDUCAR*

9246 palavras 37 páginas
Rev Bras Crescimento al.
Roberta C. P. Alves, et Desenvolv Hum. 2007;17(1):13-25

PESQUISA ORIGINAL
Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum. 2007;17(1):13-25
RESEARCH ORIGINAL

OS EDUCADORES DE CRECHE E O CONFLITO ENTRE CUIDAR E EDUCAR*
DAY-CARE CENTER CAREGIVERS AND THEIR CONFLICT BETWEEN
GIVING CARE AND TEACHING
Roberta C P Alves**
Maria De La Ó R Veríssimo***

Alves RCP, Veríssimo MLOR. Os educadores de creche e o conflito entre cuidar e educar. Rev
Bras Crescimento Desenvolv Hum 2007; 17(1):13-25.
Resumo: Promover saúde à criança é garantir cuidados de qualidade para seu desenvolvimento integral. Visando a identificar percepções de educadoras e proposta institucional sobre cuidados de saúde infantil, foram entrevistadas professoras e coordenadora pedagógica de creche municipal em São Paulo, e analisados documentos institucionais. A integração educar-e-cuidar aparece nos discursos como própria do trabalho em creche, mas dificultada pela precária formação para os cuidados, principalmente de saúde, e sobrecarga de atividades, levantando dúvidas sobre a exeqüibilidade dessa integração. Educar ainda é foco principal do trabalho, e cuidar é inevitável pela dependência das crianças, mas restrito ao corpo e valorizado somente se atrelado à educação.
As propostas institucionais documentadas apresentam lacunas quanto à inclusão do cuidado como categoria independente e inerente à função profissional do educador. É imperioso persistir na construção de propostas integradoras do cuidado na formação inicial e permanente das educadoras, apoiada pelas diferentes disciplinas que atuam na atenção infantil.
Palavras-chave: Saúde infantil. Creches. Educação infantil. Cuidados primários de saúde.
Enfermagem pediátrica.

INTRODUÇÃO

assistencialista”, sem uma preocupação importante da medicina em compreender os saberes, as estratégias, os significados relativos aos problemas de saúde nos meios populares2.
Apesar dos inegáveis e importantes avanços na área

Relacionados

  • Trabalho infantil
    24831 palavras | 100 páginas