Os edificios religiosos do forum romano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Título : Os edifícios religiosos do Fórum Romano

Dentre os templos do fórum romano, podemos citar os seguintes: Templo de Castor e Polux,Templo de Romulo,Templo de Saturno,Templo de Vesta,a Casa das Virgens Vestais,Templo de Vênus e Roma,Templo de Antonino e Faustina,Templo de César,Templo de Vespasiano e Tito,Templo de Concórdia ,Santuário de Venus Cloacina e o Comitium.

O templo deCastor e Pólux data de 495 a.C (outras fontes de pesquisa referem-se ao ano de 484 a.C como origem)e foi originalmente construído pelo filho do ditador Aulo Postumio por gratidão a vitória na Batalha do Lago Regillus,entre Roma e os povos latinos por rivalidades entre eles.
A batalha terminou com vitória romana e segundo o mito com a ajuda dos irmãos gemeos Castor e Pólux cujos nomes significamrespectivamente “Castor” e “vinho adocicado”, filhos de Leda com Tíndaro e Zeus e irmãos de Helena de Tróia e Clitemnestra.No mito,ambos patilham a mesma mãe com pais diferentes,logo Pólux era imortal por ser filho de Zeus,enquanto Castor não era.Com o falecimento de Castor,Pólux pediu ao pai que também fosse concedida a imortalidade à ele e assim nasceu a constelação de gêmeos. A batalha travadacontra os latinos pode ser lendária, pois não há registros suficientes para ser considerada verídica.
A estrutura do Templo de Castor e Pólux possuia oito colunas no lado menor e onze colunas no lado maior.Foi originalmente coberto com placas de tufo vulcânico. Hoje há três colunas dentre as ruínas que restaram.

O Templo de Romulo: Foi dedicada ao seu filho Rômulo pelo imperador Massencio noinício do quarto século depois de Cristo.Massencio,onde na mitologia,Rômulo foi o fundador da cidade romana,seu primeiro rei e assassino de seu irmão gêmeo Remo.Segundo a lenda,filhos de Marte com  Reia Sílvia que foi obrigada a se tornal uma virgem vestal,mas ficou grávida e como punição teve seus filhos que nasceram em 771 a.C jogados no Rio Tibre,logo em seguida foram encontrados por uma loba LupaCapitolina e amamentados.Depois são encontrados por Fáustulo ( um pastor de ovelhas)que os cria com sua esposa Aca Laurência. Quando os gêmeos conhecem sua origem,eles partem  com todos os indesejáveis para então fundarem uma nova cidade no local onde foram abandonados e se dá a fundação de Roma,no Palatino.
O templo de Romulo e Remo é um dos edifícios mais conservados do Forum Romano, circularde tijolos, coberto por uma cúpula,dois aposentos retangulares, um pórtico côncavo e portas de bronze.

O Templo de Saturno : A data de origem deste templo também é incerta,algumas fontes apontam 501 a.C e outras 498 a.C. Talvez pelo fato de ter sofrido inúmeras restaurações.Foi erguido em dedicação ao rei Lúcio Tarquínio ,o soberbo,o último rei de Roma,terceiro entra os Tarquínios, fez umgoverno despotista, era orgulhoso e eliminou todos os seus rivais (partidários de Sérvio Túlio seu sucessor),além de confiscar bens e desterrar pessoas,por isso foi conhecido como “O Soberbo”,tirano.Outras fontes dizem que foi de Lúcio Furio (um político e militar romano),mas pode se tratar apenas de uma restauração.
Foi conhecido como Aerarium (do latim aes,que deriva sentido de dinheiro)poisabrigava ouro,cofres do tesouro público.
Dentre os vários festivais em honra dos deuses, o festival em honra do deus Saturno era um dos favoritos,chamava-se Saturnália e ocorria em dezembro ( dia dezessete mais precisamente e durava sete dias,havendo variações da duração por Augusto e Calígula).Com grandes banquetes , sacrifícios e troca de presentes.Era tido como o marco da passagem do ano (agrário ereligioso), satisfação e agradecimento pelas colheitas feitas e expectativa para as colheitas seguintes.Foi comemorada até a época cristã como Brumália ,porém em honra ao deus Baco e no final do século IV d.C foi tido como Natal,mantendo a troca de presentes originada no festival.
O deus Saturno,Cronos em grego,representa o tempo.Se casa com Réia ,representante da Terra e expulsa seu próprio...
tracking img