Os dois lados de uma profissão (resumo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

MARION, J. C. & SANTOS, M. C. dos. Os dois lados de uma profissão. Contabilidade Vista e Revista, Belo Horizonte, v.11, n.2, p. 3-9, ago. 2000.

O presente resumo trata das perspectivas da profissão contábil segundo análise do Professor José Carlos Marion e da Doutoranda em Controladoria Márcia Carvalho dos Santos. Nesse contexto, os autores discorrem sobre a formação docontador, as expectativas do recém-formado para inserção no mercado de trabalho, competências e habilidades inerentes ao bom profissional contábil[1] e a ética como elemento indispensável ao desenvolvimento bem-sucedido do contador, construindo numa visão panorâmica os aspectos “positivos” e “negativos” da profissão.
Alguns elementos descritos, tais como dados estatísticos, fatos e estimativas deavanços e recuos, são contrastados, neste resumo, com dados e informações mais recentes com fins de adequação à conjuntura atual, haja vista que o artigo foi escrito em 2000 e publicado na revista Contabilidade Vista e Revista editada pelo Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.
Num brevíssimo histórico da profissãocontábil, Marion e Santos descrevem as transformações sofridas ao longo das últimas décadas em relação à prática do profissional e seu posicionamento na estrutura das empresas. Ademais, é dado enfoque na mudança de perfil que os contadores apresentavam já na transição do século XX para o XXI.
De escriturário e guarda-livros, o contador deixou de exercer apenas atividades meramente burocráticase mecânicas, passando a fazer parte ativa do gerenciamento e das tomadas de decisões nas empresas. Isso mostra o aspecto atual de aplicabilidade da ciência contábil que, dada sua função relevante no gerenciamento de uma entidade, classifica-se como Ciência Social, ao contrário da noção estabelecida pelo senso-comum que a vê como Ciência Exata.
Os autores do artigo destacam que, onde houverentidades nas quais seja necessária administração de recursos econômico-financeiros, é fundamental a presença do contador. Isso mostra o amplo campo de atuação profissional: serviços ligados à produção (engenharia, informática, pesquisas, etc.), serviços sociais (educação, lazer, segurança, etc.), serviços relativos à distribuição (comércio), dentre outros.
A carreira de Ciências Contábeistem passado por uma grande valorização, visto que a procura nos cursos de graduação tem aumentado consideravelmente. Isso pode ser explicado, não apenas pelo emprego “garantido”, mas também pela remuneração que, conforme análises dos autores, já no ano 2000, encontrava-se em processo de ascensão. “[...] as pesquisas mostram que a remuneração ou honorários são significativos, estando à frente dediversas outras profissões tidas como ‘nobres’.” (MARION; SANTOS, 2000, p.3).
Quase uma década se passou e, de fato, as perspectivas dos autores foram absorvidas pela conjuntura do mercado atual. Segundo o Professor Domingos Xavier Teixeira, auditor e presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Contabilidade, em artigo intitulado Contabilidade: a profissão do futuro[2], “os profissionaisda contabilidade vêm se tornando peças-chave no mercado competitivo e a profissão de contabilista torna-se uma das mais promissoras e atraentes”.
Se Marion e Santos já destacavam, na iminência do século XXI, a influência dos negócios internacionais num mundo que caminhava cada vez mais para a globalização das informações, das linguagens e da economia (o que indicava como fundamental odomínio de assuntos e tópicos nessas áreas por parte do “novo” contador), Teixeira enfatiza, corroborando o previsto, que o profissional contábil não pode ficar à margem desse processo, sobretudo a partir da implantação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis[3] (CPC), responsável pela introdução no Brasil das normas internacionais de contabilidade emitidas pelo FASB – Financial Accounting Standard...
tracking img