Os diversos rostos da infância

Páginas: 10 (2407 palavras) Publicado: 18 de abril de 2011
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERAUNIDERP

Os “diversos rostos da infância” e suas respectivas formas de Educação

DESAFIO DE APRENDIZAGEM - 2º SEMESTRE
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA

2010
Os “diversos rostos da infância” e suas respectivas formas de Educação

Érika Cristina AcorceRA: 283168
Fabiana Verga Araújo RA: 202982
Luiz Claudio Ferreira RA: 283159
Valéria S. D. Macharete RA:203350

Resumo

Este trabalho vem discutir sobre os diversos rostos da infância que encontramos na sociedade em geral, desde o séculoXVII até os dias atuais. Recordando um pouco do contexto histórico da Educação, do ensino tradicional e, o novo método de ensino, o construtivismo. Discorreremos, também, sobre alguns problemas e suas conseqüências na fase escolar da criança.

Palavras-chaves: Diversos rostos; Educação; Infância;

Introdução

Tendo em vista que o Pedagogo é caracterizado por ser o mediadorde conhecimentos, e que deve estar sempre atualizado de tudo o que o cerca dentro da sociedade e, por outro lado, a criança, a receptora desse conhecimento, a dona da construção do seu desenvolvimento cognitivo e a prioridade da educação, surgiu à necessidade, bem como a curiosidade de se estudar como vem sendo desenvolvido o processo de ensino durante os séculos XVII até os dias atuais.Durante as pesquisas bibliográficas constatamos que a educação passou por diversas mudanças, adaptações e até mesmo por diferentes métodos de como se educar, até mesmos os professores sofreram modificações, tiveram que se adaptar a novos conteúdos, métodos e modelos educacionais. Porém, uma coisa ainda perpetuou até os dias de hoje, o que chamamos aqui de diversos rostos da infância, ou seja, oque não mudou, mas apenas se modificou, foram o sofrimento e as marcas deixadas que as crianças tragam consigo até chegar à fase adulta.
Entendemos então que para o crescimento cognitivo de fato aconteça é preciso se fazer mudanças adequadas aos seus objetivos e ideais.

1- Do rosto único aos diversos rostos

A Educação, enquanto escola vem sendo discutida desde os séculosXVII até os dias atuais. Pesquisas realizadas mostram claramente como este processo vem sendo debatido e questionado por diversos países, entre eles o Brasil. E diante dos problemas encontrados, Portugal, por exemplo, buscou por uma escola nova, por uma maneira diferente de se olhar as crianças, os pais e a sociedade: “... A escola, já tida por “tradicional”, não dava conta dos impasses com osquais os novos educadores se defrontariam. Cabia, então, alterar radicalmente velhas concepções de método e de conteúdo” (BOTO, Carlota. 2001). Cria-se, então, a Escola Nova.
As crianças do século XVII á XIX eram vistos como crianças rudes, que quando bem educadas seriam preservadas das rudezas e das imoralidades, já outros, “adultos em miniatura”, as quais aprendiam através de observações dasatitudes dos adultos. Porém, ainda buscava-se um único modelo de criança, geralmente a burguesia. Acreditavam na hereditariedade, que se seus pais eram artesãos, a criança assim também o seria, ou seja, no determinismo biológico, desacreditando na capacidade da transformação humana. O ensino até então, era catequético, pois Portugal era, e ainda é, um país que preservava as raízes da igrejacatólica, no entanto com a vinda do novo método de fazer-se educar, deixa de ser um ensino regido pelo catolicismo e passa ser laico, ou seja, a proposta da Escola Nova era, “... em vez de preparar seres catequizados, formaria então para utilidade social do conhecimento; da escola esperava-se a capacitação do individuo, (...), para resolver com destreza seus afazeres e rotinas cotidianas” (BOTO,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diverso rostos da infância
  • Os diversos rostos da infância
  • Diversos rostos da infancia
  • Os diversos rostos da infancia
  • Diversos rostos da infância
  • Os diversos rosto da infância
  • Diversos rostos da infância
  • Os diversos rostos da infancia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!