Os diversos rostos da infância e suas respectivas formas de educação

Páginas: 12 (2820 palavras) Publicado: 7 de abril de 2011
Os Diversos Rostos da Infância e Suas Respectivas Formas de Educação
Cíntia Rio 2018845063
Pâmella 4158254921
Patrícia Lima 2030779927
Regiana Alves 2044110339
Sueli Sousa 2070147412
Resumo
Neste artigo discutiremos sobre os vários rostos da infância e suas respectivas formas de educação. Visando entender o processo de desenvolvimento infantil através da buscapela concepção do que é infância e quanto às formas de educá-la.
Analisando também os diversos modos de vida e educação da criança através das gerações.
Enfatizando as mudanças ocorridas, ao longo dos anos, no entendimento quanto à infância no mundo social, político e econômico.
Palavras chave: Infância, Desenvolvimento e Geração
Summary
We will discuss about the various faces of children andtheir forms of education. Aiming to understand the process of child development through the pursuit of design and how its infancy ways to educate her.
By examining the various ways of life and education of the child through the generations.
Emphasizing the changes over the years in understanding how childhood in the social, political and economic.
Keywords: Childhood, Development andGeneration
Introdução

Vivenciamos hoje muitos debates sobre as várias formas de educação das crianças. Tem se procurado uma resposta a tantos conflitos, violências e menores infratores (estima-se que cada vez que a idade desses menores diminui, há um aumento no número dessas ocorrências). Sobre os valores a ensinar diante de um currículo a seguir, de quem será a “obrigação” de educar?
Se nosreferimos à educação no âmbito do ler e escrever ou educar para a vida, certamente nos levará a uma divisão de “tarefas”.
Essa preocupação hoje com as formas de educar ou responsabilidades a distribuir, são frutos de uma despreocupação centenária com o que se fazer com essas crianças ou como nos referimos a elas.
Nos primórdios da sociedade essa delegação de como educar, onde educar, para queeducar foi, por muito tempo, uma tarefa destinada unicamente aos pais, segundo a cultura, moral, sexualidade, valores e religião da família.
Quando a educação passou a ser intencionalmente atribuída como uma prática social “a família delegou uma parcela de sua responsabilidade educativa à escola”.

(Carlota Boto 2001)

O desenvolvimento do conceito de infância ao longo das gerações

Paramelhor entendimento, faremos referências históricas para esclarecer o sentimento em torno da infância do modo como a concebemos hoje. Voltados para as preocupações físicas, emocionais, sexuais e de conhecimento formal que hoje é dispensado à criança, desde a idade média até o séc. XXI.
Na Idade Média não havia a preocupação quanto ao desenvolvimento infantil, tal qual a criança adquiria a idadeentre 6 (seis) e 7 (sete) anos já acompanhavam seus pais para o desempenho dos serviços cotidianos, não lhes eram cobrados responsabilidades, mas já desempenhavam suas funções mais elementares.
A vida coletiva tomava o espaço de atuação das pessoas, na qual a criança tornava-se companheira dos adultos, lhes eram transmitidos os conhecimentos práticos, pois a não distinção entre adultos e criançasna sociedade possivelmente tenha levado ao modo de figuração de sua época
Não que a criança não era valorizada nesse período, mas ainda não havia a consciência quanto às diferenças entre adultos e crianças. Por exemplo, as vestes indiferenciadas.
No fim da Idade Média entre os séculos XVII, XVIII e XIX grandes mudanças ocorreram em resultado aos processos transforma tórios, direcionados parauma eminente cisão entre Igreja e o Estado.
O processo de moralização da sociedade é iniciado pelo Clero avança mais no Renascimento e encontra, neste contexto, condições propícias para o florescimento de uma nova concepção de família e por extensão de criança.
Aceitava-se que as crianças “ajudassem” no trabalho e permanecesse na escola dentro dos limites de faixa etária entre 7 (sete) e 12...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os “diversos rostos da infância” e suas respectivas formas de educação.
  • Os diversos “rostos da infância” e suas respectivas formas de educação
  • Os diversos rostos da infancia e suas respectivas formas de educação
  • Os “diversos rostos da infância” e suas respectivas formas de educação
  • Diversos rostos da infancia e suas respecivas foramas de educaçao
  • Os diversos rostos da infância
  • Diverso rostos da infância
  • Os diversos rostos da infância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!