Os diversos rosto da infância

Páginas: 7 (1528 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
Tema: “Os Diversos rostos da infância” e suas respectivas Formas de Educação.





Introdução:
“As cobranças excessivas e as novas demandas sociais, que recaem sobre professores, se ligam à reorganização sociológica da famíliaque, nos tempos atuais, tem transferido para a escola responsabilidades que antes lhes pertenciam, pressionando os docentes a assumirem diferentes e novos papéis”.
Palavras-chave: Criança; Família; Educação

*Auxiliar Administrativo – Empresa Central de Tratamento e Resíduos Boa Hora – Sertãozinho – São Paulo (R.A.:2041975177). E-mail: marina_dandrea@hotmail.com.
**Educadorainfanto-juvenil – Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires – São Paulo (R.A. 109148918). E-mail: nilvaniareis2009@hotmail.com.
*** Educadora infanto-juvenil – Empresa Privada de Santo André – São Paulo(R.A.: 2070113155).E-mail: tgjtm2@hotmail.com

Nos dias atuais a família tem se perdido muito, devido a dificuldades financeiras, a mulher tem sido obrigada a deixar seu lar e seus filhos naresponsabilidade de outros, seja em instituições institucionais públicas ou privadas. E na maioria dos casos, a responsabilidade que seria dos pais é transferida para os outros
Quando essa criança chega à instituição é necessário que haja profissionais preparados para recebê-la. Dai a importância dos educadores terem a orientação continuada e o mais importante, ver cada aluno na sua particularidade, porquecada criança tem vivências diferenciadas, pois existem vários grupos sócio-culturais distintos nas diversas classes sociais, sendo questionável a adoção de um único modelo de ensino, mesmo que a intenção seja direcioná-lo a favor dos interesses das classes populares para se atingir a maioria da população. A verdade é que, por mais parecidas que sejam as carências desses alunos, são exclusivas,tanto quanto diversificados, as suas expressões sócio-culturais.
A ausência de pesquisa sobre a clientela escolar brasileira tem gerado, ao lado de outros fatores, também relevantes, a inadequação do ensino, desde a instância da definição de fins educacionais até a seleção de conteúdos, de procedimentos didáticos e de linguagem apropriada à interação pedagógica... São essenciais estudo decaracterização das crianças, identificando seus diferentes modos de vida e suas relações com a família, comunidade e escola.
Mas não podemos nos esquecer que o fato dessa criança estar matriculada em uma instituição de ensino, não exime a responsabilidade dos pais quanto ao afeto, carinho, e acompanhamento da mesma, em todos os aspectos de seu desenvolvimento. Porque é na família que está a segurança ouinsegurança desta criança.
Os pais precisam dedicar maior tempo a criança para dialogar, saber o que se passa com ela, saber de suas necessidades, precisam estar cientes que presentes não substituem sua ausência na vida de seus filhos. E essa falta de diálogo tem causado danos irreversíveis na vida de várias famílias e acreditamos que todos nós temos visto o que isso tem refletido na sociedade a qualnos encontramos. Certo dia conversando com uma amiga que é professora fiquei muito assustada com o que ela me relatou: Disse que certo dia pediu que seus alunos escrevessem uma redação sobre o que gostariam de ser e ao se deparar com o relato de um determinado aluno ficou chocada. Em sua redação ele dizia que gostaria de ser uma televisão, para que sua família se reunisse ao seu redor, para queseu pai quando chegasse cansado do serviço fosse descansar diante dele, e sua mãe quando chateada ou aborrecida por algo, fosse se distrair com ele, e ouvindo o que ela dizia, comecei a refletir em quantas crianças devem se sentir assim, por falta de atenção dos pais, e esses devido à correria do dia-a-dia nem sequer se dá conta do quanto estão falhando como pais e o quanto seus filhos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diverso rostos da infância
  • Os diversos rostos da infância
  • Diversos rostos da infancia
  • Os diversos rostos da infancia
  • Diversos rostos da infância
  • Diversos rostos da infância
  • Os diversos rostos da infancia
  • Diversos rostos da infancia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!