Os direitos e deveres do aluno universitário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAIBRA – FACULDADE INTEGRADA CRISTÃ DO BRASIL
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA • 4º PERÍODO
PROFESSORA: SOCORRO MACEDO
ARTIGO DE OPINIÃO

OS DIREITOS E DEVERES DO ALUNO UNIVERSITÁRIO NO PROTESTODOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO AUMENTO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS EM TERESINA

Camila Valéria Rodrigues de Araújo

Comecemos pelo começo, partindo da função social do ensino superior e da universidade.Geralmente entende-se que a universidade deve ocupar um papel decisório na formação da cidadania, em razão de seu status perante a sociedade. E é correto que as instituições de ensino superior devamdesenvolver políticas que reflitam as necessidades do homem contemporâneo, ao invés de aceitarem passivamente e de forma alienante as ideologias que “vem do alto”, ditas dominantes.
Partindo daconsciência de que existe grande desigualdade social, a universidade e seus participantes sentem-se no dever de atender o clamor dos excluídos, em vista da dignidade e da valorização da pessoa.
Entretantotal consciência, muitas das vezes, só é despertada quando o estudante inicia sua carreira universitária e quando se encontra ativo dentro da instituição já que muitos deles chegam à universidade seminteresse ou conhecimento de política. Ao se tornar universitário, o aluno tem a oportunidade de entrar para a representação estudantil e participar de decisões dentro da instituição. Na maioria dasuniversidades públicas, os alunos têm direito a voz e voto nos colegiados e em comissões instituídas através do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os Diretórios Acadêmicos (DA).
É sabido quequalquer aluno regularmente matriculado pode concorrer à eleição através de chapas e participar das reuniões. No entanto, mesmo aqui, a participação dos alunos nos órgãos de representação estudantil não énada fácil. Iniciar movimentos que sejam levados a sério pela universidade, necessita participação regular do DA e do DCE em virtude das burocracias estabelecidas pelas instituições.
E assim se...
tracking img