Os diferentes tipos de conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
No cotidiano temos acesso a vários objetos que são resultados de anos de conhecimento acumulados que às vezes não sabemos de que tipo é. Filosofia que questiona a senso comum e ambos dão base ao senso religioso no momento que a imagem do ser superior é necessária para justiçar alguns questionamentos, mas o conhecimento cientifico que realmente faz mudanças no coletivo por meio depesquisas e resultados, Iremos fazer um rápida referencia aos principais tipos de conhecimentos e sua característica básica.

2 SENSO COMUM
Conhecimento é adquirido com as experiências relativas de cada pessoa, acreditava-se que a Terra era maior que o Sol quem duvidará disso, pois sempre se via uma pequena espera de tons avermelhado percorre o céu de um lado ao outro, porém a ciência revela queo Sol é muito maior que a Terra que se move ou seu redor o mesmo se aplica as cores que vimos quem vai discorda que o céu azul ou verde das arvores não são o que vermos (CHAUI, 2006) o senso comum não tem características investigativas ou de questiona como a ciência o senso comum é subjetivo, imediato, julgado pelas circunstâncias, adquiridos pelos erros e acertos vivenciados por uma sociedade emcomum torna-se experiência de vida acumulada e repassada como herança para as próximas gerações.

3 SENSO RELIGIÃO
Os seres humanos notando na natureza as coisas úteis e nocivas a sua existência e que não são os criadores da mesma à crença em poderes superiores ao dos humanos e a busca para comunicamos com tal poder propícia a vida humana, nasce a crenças nas divindades. O conhecimentoreligioso ou teológico parte do princípio de que as verdades tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em revelações da divindade, do sobrenatural na criação de uma sociedade acredita que sua fundação foi guiada por deuses formando uma ligação religiosa com esta divindade.

4 SENSO FILÓSOFO
De onde viemos e para onde vamos? Quem nunca fez tais perguntas e ficou dias com este tipo depensamento sem respostas, a filosofia que nos ajuda a refletir sobre estas questões teve inicio na Grécia e seus criados os filósofos tinha um conceito interessante, para um filosofo as pequenas questões que não era importante para a maioria das pessoas se tornava alvo de pensamento com bases em observações e analises racionais, com tempo e experiência de vida algumas respostas era encontrada eoutras novas perguntas era criadas e assim um novo circulo se criava para se compreende as questões que o mundo lhe dava.
5 SENSO CIENTÍFICO
“A idéia de que o conhecimento verdadeiro deve encontrar as leis e os princípios universais e necessários do objeto conhecimento e deve demonstrar sua verdade por meio de provas ou argumentos racionais” (CHAUI, 2006 p. 28), com um conjunto de regras básicasde procedimentos a fim de desenvolver conhecimento o senso científico pesquisas e analises encontra verdades sobre as perguntas que estão acompanho a humanidade desde seu inicio.
A ciência agrega outros conhecimentos como à filosofia que é o questionamento das coisas banais do cotidiano pelo pensamento racional junto à soma da experiência de vida, o conhecimento religioso que tem a crença de umser superior que criou o virmos pelo o mundo não é suficiente para responde a necessidade do conhecimento cientifica de pesquisas e estudar várias fontes que possa dar explicações detalhada e objetiva. Vivemos atualmente a era do conhecimento tecnológico um resultado das necessidades do homem e pensar que no século passado para se enviar uma simples carta pra alguém demora dias para chegar ao seudestino com a tecnologia da telecomunicação (telefone, internet) nos comunicar em poucos segundos é fabuloso a filosofia antiga nem sonhava que isso seria possível, mais alguns de seus questionamentos sobre conhecer assim mesmo e ao outros ajudara a ciência a pesquisa sobre esta dificuldade de se comunicar com quem esta distantes, Sabe-se que não podemos nos comunicar com Deus por um e-mail,...
tracking img