Os dez mandamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Moisés e os Dez Mandamentos
Vamos continuar conhecendo a história da Salvação?

Depois da morte de José, e durante 400 anos, o povo de Israel viveu no Egito. Eram chamados de Hebreus, e cresceram muito.
Com medo de que eles dominassem o Egito, um Faraó que não conhecera José, mandou escravizar os hebreus, e o povo passou a viver em muitosofrimento. Porém, sempre lembrando da promessa que Deus fizera a Abraão, o povo rezava e esperava.

Deus ouviu a oração do seu povo, e chamou um israelita, de nomeMoisés (*), para libertar seu povo da escravidão do Egito.

Andando no deserto, Moisés viu um espinheiro que ardia no fogo, mas não se consumia. Foi diante desta sarça ardente que Deus falou a Moisés: "Moisés, Moisés! Não te aproximesdaqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa. Eu sou o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó. Eu vi a aflição do meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores. Vá, Eu te envio ao Faraó, para tirar do Egito os Israelitas, meu povo."(Ex 3)
Moisés achou que não era capaz de tão grande missão. Mas Deus lhe garantiu que Ele mesmo estaria ao seu lado. Erevelou Seu nome: Javé.

Moisés, obediente, partiu para cumprir a missão que Deus lhe havia dado, mas o Faraó se recusou a deixar o povo partir.
Deus então feriu o Egito com dez pragas, esperando sempre que o Faraó cedesse, o que não aconteceu. Por fim, Deus mandou seu anjo matar todos os primogênitos do Egito e nessa mesma noite, os hebreus saíram do Egito.

Antes, porém, Deus pediu que elesfizessem uma ceia, matando um cordeiro por família, para alimentar-se e que usassem o sangue para marcar suas portas, pois o anjo do Senhor passaria pelo Egito para manifestar o poder de Deus e salvar os hebreus oprimidos.
Foi a Páscoa dos judeus, que eles comemoram até hoje, lembrando a passagem da escravidão no Egito para a liberdade, rumo à Terra Prometida.

O povo então pôs-se a caminho,atravessou o Mar Vermelho, e caminhou pelo deserto. No entanto, em muitos momentos, o povo fraquejou na fé, se revoltou contra Deus, e foi infiel, adorando outros deuses. Isso fez com que a travessia do deserto fosse difícil e demorada, mas Deus ia educando e cuidando de seu povo. Enviou do céu um alimento saboroso que caía durante a noite e alimentava a todos durante o dia: o maná.

Cinquentadias após a primeira Páscoa, Deus se manifestou a Moisés e ao povo no Monte Sinai.
Deu-lhes os 10 mandamentos que constituem a Sua Lei: a Lei do amor a Deus e ao próximo.
Os 10 Mandamentos expressam a vontade de Deus para o homem, isto é, elas mostram como Deus quer que os homens vivam, para serem santos e felizes.

E o Senhor escreveu nas tábuas a Sua Lei, o texto da Aliança, que apresentamosde forma resumida:

1) Amarás a Deus sobre todas as coisas
2) Não dirás seu Santo Nome em vão
3) Santificarás o Dia do Senhor
4) Honrarás pai e mãe
5) Não matarás
6) Não pecarás contra a castidade
7) Não furtarás
8) Não levantarás falso testemunho
9) Não desejarás a mulher do próximo
10) Não cobiçarás as coisas alheias

No dia seguinte, Moisés celebrou a aliança de Deus com o seu povo,e as tábuas foram guardadas numa arca feita de madeira e recoberta de ouro, a Arca da Aliança. E após 40 anos no deserto, o povo chegou a Canaã, a Terra Prometida.

Pense bem:

Deus quer que todos nós, também eu e você, tenhamos confiança no Seu Amor por nós.
Deus chama cada um para uma missão.
Só obedece quem confia e tem certeza de que Deus é nosso Pai, e só quer o nosso bem.

Vamoscelebrar:

Catequista: Rezemos juntos o cântico de libertação que o povo de Israel entoou quando viu a libertação que Deus realizava em seu favor (Ex 15)

1. Então Moisés e os israelitas entoaram em honra do Senhor o seguinte cântico: “Cantarei ao Senhor, porque ele manifestou sua glória. Precipitou no mar cavalos e cavaleiros.
2. O Senhor é a minha força e o objeto do meu cântico; foi ele...
tracking img